• adekat

5. Atualização Tecnológica da Construção

Tendências que farão a diferença no Mercado Imobiliário em 2019

O setor da construção civil é um dos setores industriais mais atrasados na adoção de novas tecnologias. A atualização tecnológica é importante para transformá-lo de lento e ineficiente para rápido e eficiente. Mas o processo demanda muita atenção e cuidado com as mudanças exponenciais sem precedentes na história da humanidade.

Algumas tendências e conceitos



Big Data

O termo usado para descrever grandes volumes de dados. Neste contexto o importante é a coleta seleção e a análise dos dados relacionados ao seu negócio que sejam relevantes e oferecem insights para decisões e estratégias bem embasadas para ação.



BIM – Building Information Model

O BIM compatibiliza projetos, unifica as informações e os detalhes de construção e cria um modelo 3D da obra, com visualização muito próxima do resultado final. Aumenta a precisão e a comunicação durante todo o processo. Pode ser utilizado com realidade aumentada e realidade virtual.

Segundo Decreto Presidencial assinado ano passado, o uso do BIM será obrigatório nos projetos e construções brasileiras a partir de 2021. A exigência do BIM nas compras do Poder Público será feita de forma escalonada, para conferir tempo de adaptação ao mercado e ao setor público.



Comércio eletrônico

A compra on-line transformou o setor de varejo e está mudando o mercado imobiliário.

Essa nova tendência afetará seriamente o atual modelo de vendas.



Construção modular

Edificações modulares, casas pré-fabricadas e modulares, construção “off-site” são uma tendência global que deve ganhar mais força nos próximos anos por aqui.

“Construtoras tendem a se tornar montadoras”, diz presidente da CBIC Produzir em fábricas e montar no local, gera economia de tempo e recursos, reduz desperdícios e resíduos e aumenta a produtividade..


Edifícios Inteligentes (Smart Buildings)

Domótica: vem de "Domus" (casa) com "Robótica" (controle automatizado de algo).

Refere-se a automação residencial. Sistemas domóticos: controle de temperatura, aparelhos inteligentes, automação da iluminação, segurança, integração dos sistemas, melhor gestão dos recursos, como água e energia, redução dos custos com operação e manutenção dos edifícios.. Dispositivos e equipamentos interconectados com a internet, tornam a vida mais prática, trazem informações, serviços, comodidades e qualidade à vida das pessoas.



Drones

Monitoramento do progresso do canteiro de obras

Marketing de vídeo.

Entrega rápida de materiais de construção.

Capturar imagens aéreas de propriedades

Identificar problemas de manutenção em locais de difícil acesso

Aprimorar a segurança.



Impressão 3D

A impressão 3D economiza tempo e oferece opções de projeto personalizadas com grande versatilidade. Permite customizar soluções para clientes específicos.

Já é uma tendência emergente internacionalmente. Uma casa pode ser impressa em 24 horas a um custo de cerca de US$4000 com tendência de redução.



Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquinas e Aprendizagem Profunda

Automatiza tarefas como a entrada de dados e certas tarefas de relacionamento com o cliente.

Inteligência Artificial (AI)

Envolve máquinas que podem realizar tarefas que são características da inteligência humana: planejamento, compreensão da linguagem, reconhecimento de objetos e sons, aprendizado e resolução de problemas.

Aprendizado de Máquina (Machine Learning)

O aprendizado de máquinas é simplesmente uma maneira de alcançar a IA. É a capacidade de aprender sem ser explicitamente programado. Poderia se obter a AI sem usar o aprendizado da máquina, mas seria inviável na prática.

Aprendizado Profundo ( Deep Learning)

É uma das muitas abordagens para a aprendizagem de máquinas. Foi inspirada na estrutura e função do cérebro, na interligação de muitos neurônios.



Internet das Coisas (IoT)

Interconexão de sensores embutidos em objetos do cotidiano, permitindo que eles enviem e recebam dados. Instalados nos ambientes construídos, coletar dados para otimizar a experiência dos ocupantes, melhorar as operações e a infraestrutura.

Pode por exemplo através do smartphone conectar com a rede do empreendimento para ajudar os usuários a navegar, otimizar rotas, encontrar espaços e equipamentos ou até interagir com eles.

A internet das coisas mudará o setor imobiliário e a vida das pessoas. Agregará múltiplas funcionalidades aos ambientes e um grau inimaginável de possibilidades de novas experiências.

Sensores podem medir e acompanhar praticamente qualquer coisa seja na obra ou no empreendimento final.

Há uma relação entre Inteligência Artificial(AI) e Internet das Coisas(IoT). É como a relação entre o cérebro e o corpo.

O corpo tem a entrada sensorial, como visão, audição e tato. O cérebro processa os dados e dá sentido a eles e toma decisões, enviando sinais de volta para o corpo agir.

Os sensores conectados na Internet das Coisas fornecem os dados do que está acontecendo. A inteligência artificial é como nosso cérebro, dando sentido a esses dados e decidindo quais ações executar. Os dispositivos conectados da IoT realizam então ações físicas ou de comunicação.

Inteligência Artificial e Internet das Coisas se alavancam um ao outro, criando um ciclo virtuoso no qual ambas as áreas irão acelerar drasticamente.

A Inteligência Artificial pode prever quando as máquinas precisarão de manutenção ou analisar processos de fabricação para ganhar grandes ganhos de eficiência e economia.

O consumidor pode simplesmente pedir para a máquina o que precisa. Pode pedir informações sobre o tempo ou disparar uma ação para preparar a casa para dormir (reduzindo o termostato, bloqueando as portas, desligando as luzes, etc.).

Com os avanços e adoção acelerados de AI e IoT o impacto será profundo.



PropTech

A tecnologia de propriedade(PropTech) é a implementação de tecnologia para agilizar processos e tornar as transações mais eficientes. Incorpora: inteligência artificial (AI), big data e analytics, Realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), projeto assistido por computador (CAD) e tecnologia de drone. Dá aos clientes e investidores a visualização dos ambientes sem precisar estar no local.

Por exemplo, aplicativos ou plataformas de investimento imobiliário podem usar ferramentas analíticas automatizadas para aconselhar os clientes sobre determinadas oportunidades de mercado. Aplicativos de aprendizado de máquina em vez de negócios presenciais tendem a se intensificar na busca de transações mais rápidas e eficientes.

É uma onda de soluções disruptivas e tecnologias de ponta que vêm constantemente transformando a forma como se processam os negócios.


Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista e 360

Realidade Virtual (VR)

Coloca o usuário em um ambiente totalmente artificial (ou digital). Possibilita ir a qualquer lugar, sem sair do lugar.

Realidade Aumentada (AR)

Permite ver objetos digitais sobrepostos no mundo real.

Realidade Mista (MR)

Permite que você interaja com esses objetos digitais no contexto do mundo real.

Câmera 360°

Captura imagens em panorama de 360 °

Através destas ferramentas podemos:

Comercializar propriedades à distância, permitindo que o consumidor final experimente o espaço pela internet através de imagens de 360 ​​graus ou turnês domésticas imersivas de experiência 3D das propriedades diretamente em seus dispositivos.

Treinar equipes no local das obras sem o custo de deslocamento.

Melhorar a experiência de compras dos clientes.

Fazer manutenção de equipamentos com visualização mista do ambiente real e digital, aumentando precisão e velocidade de manutenção.



Teletrabalho

Graças a novas tecnologias, como videoconferência online, email e bate-papo instantâneo, as empresas podem desenvolver redes de profissionais que podem trabalhar de qualquer lugar. Proporciona às empresas um modelo de negócios de ativos leves, com redução de despesas e maior satisfação dos funcionários. E promove uma revolução na maneira de viver de muitas pessoas. Empreendimentos cada vez mais precisam oferecer infra-estrutura, com acesso de conexões on-line em novos edifícios residenciais, bem como novos arranjos de trabalho, como recepção e compartilhamento de salas, bem como espaços de trabalho conjunto.



Mudanças nos conceitos imobiliários

A digitalização está se movendo a uma velocidade vertiginosa e mudará o mundo em todos áreas da vida. Os consumidores vão cada vez mais esperar personalização, facilidade e qualidade dos serviços e produtos.

Nos empreendimentos imobiliários, a digitalização significa uma transição para uma conexão permanente com o mundo digital. O espaço construído fazendo conexão entre o mundo físico e o digital.

Com a internet das coisas(IoT), interfaces incorporadas aos ambientes proporcionarão uma experiência digital que potencializa a experiência de vida real tornando-a muito mais prática e prazerosa.

A conectividade inteligente torna o ambiente um ecossistema responsivo e adaptativo



Mudanças nos processos de produção

A tecnologias trazem novos formas de produção mais ágeis, precisas, confiáveis e eficientes.

Reduzem desperdícios, custos e prazos de construção, imprevistos e acidentes.

A tecnologia gera mudanças em velocidade impressionante.

A indústria 4.0 é uma tendência na qual a construção civil está apenas engatinhando. Traz oportunidades para a agregar de valor e aumentar a produtividade de processos.

Mudanças na comercialização

Mais que as ferramentas de comercialização com apresentação não presencial dos imóveis, há a necessidade de maior interação com clientes através de conteúdo relevante para seu público. Integração de mídias e redes sociais e materiais, sites e aplicativos formatados para o avanço cada vez maior do mobile como principal meio de acesso dos consumidores.



Caminho a trilhar

Estas são apenas algumas das múltiplas tendências tecnológicas. Precisamos repensar como as novas tecnologias vão impactar os negócios imobiliários. Considerar quais capitalizar e quais procedimentos funcionarão melhor para cada caso. Sem um enfoque adequado pode-se desperdiçar grandes investimentos, com poucos resultados.


Na próximo capítulo de nossa série “Tendências que farão a diferença no Mercado Imobiliário em 2019” abordaremos a Cultura de Inovação onde analisaremos como mudar o mindset e acompanhar as mudanças aceleradas com agilidade e foco adequados.


Que tal proporcionar inovações que façam realmente a diferença em seus empreendimentos?


Projete seu conceito imobiliário com base em mudanças de comportamento e inovação.




Referências

10 razões para implementar a construção modular pré-fabricada no Brasil: https://www.buildin.com.br/10-razoes-para-implementar-a-construcao-modular-pre-fabricada-no-brasil/

Como a PropTech está mudando o futuro do setor imobiliário comercial

https://www.us.jll.com/en/views/how-proptech-is-changing-the-future-of-commercial-real-estate

Emerging Real Estate Technology Trends 2019 that will Impact the Industry

https://www.linkedin.com/pulse/emerging-real-estate-technology-trends-2019-impact-chatterjee/?published=t

Fjords Trends 2019

https://issuu.com/fredzimny/docs/trends_2019_download pg 36 a 39

How Technology Is Changing The Real Estate Market

https://www.forbes.com/sites/forbestechcouncil/2018/07/31/how-technology-is-changing-the-real-estate-market/#4d94920f6d06

Impressão 3D no futuro da construção

http://enredes.com.br/blog/impressao-3d-no-futuro-da-construcao/

Principais Tecnologias E Tendências Para Construção Em 2019

http://upsoul.com.br/blog/2018/11/14/principais-tecnologias-e-tendencias-para-construcao-em-2019/

Smart buildings e as novas tecnologias

http://enredes.com.br/blog/smart-buildings-e-as-novas-tecnologias/

Tecnologia BIM: guia completo

https://www.buildin.com.br/guia-completo-sobre-tecnologia-bim/

The future of technology and real estate

https://www.privateproperty.co.za/advice/news/articles/the-future-of-technology-and-real-estate/6775

The real estate industry is poised to integrate technological innovations

https://news.shupilov.com/location/canada/emerging-real-estate-trends-2019-montreal-canada/

Uso do BIM será obrigatório a partir de 2021 nos projetos e construções brasileiras

https://inbec.com.br/blog/uso-bim-sera-obrigatorio-partir-2021-projetos-construcoes-brasileiras

When augmented reality becomes reality

https://www.pepperconstruction.com/blog/when-augmented-reality-becomes-reality


1 visualização