Tendências que farão a diferença no Mercado Imobiliário em 2019
MUDANÇAS EXPONENCIAIS
A evolução humana está no limiar de transformações exponenciais sem precedentes. Relatório da EY - Ernst & Young, The upside of disruption - Megatends shaping 2018 and beyond prevê que estamos ingressando na "era da disrupção", que está transformando a vida cotidiana e remodelando os mercados, o comportamento e a experiência do consumidor.
O ambiente é volátil, incerto, complexo e ambíguo.
E tem empresas que ainda acreditam que podem seguir fazendo como sempre fizeram. Muitas vezes nem percebem que estão se tornando obsoletas. E que correm o risco de virar dispensáveis.
A empresa que não se preparar para antecipar, preparar e responder estrategicamente às mudanças estará fadada a extinção.
O abismo entre aqueles que abraçam a mudança e os que estão ficando para trás está crescendo rapidamente. O mercado está sendo dividido entre as empresas que moldam o futuro e as que são atropeladas por ele.
Velhas estratégias não funcionam mais
As mudanças aceleradas que estão ocorrendo no mundo levam até empresários emblemáticos como Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do país, a reconhecer que as velhas estratégias não funcionam mais.
Modelos tradicionais não dão conta das necessidades crescentes de inovação. Culturas produtivas que funcionavam no passado não funcionam mais. A causa é a falta de agilidade criativa para ação adequada frente aos novos ambientes.
Consumidores são mais críticos, tem muito mais acesso à informação.
Processos de trabalho tradicionais tem levado a produtos imobiliários encalhados, distratos, queda de preços, falta de diferencial e muitas ofertas parecidas.
De acordo com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC), José Carlos Martins, a indústria deve perder o medo de mudar. “A disrupção deve ser uma atitude”, salienta.
Organizações apenas reativas estão ficando rapidamente obsoletas e dispensáveis. Esperar pode ser fatal.
SABOTADORES DA INOVAÇÃO
Líderes empresariais costumam dizer que querem inovação. Mas, em geral, não tem uma atitude de valorização real da inovação.
O Brasil é apenas o 57º em uma lista de 63 países pesquisados pelo Índice Global de Inovação. Isso mostra o quanto nossa cultura de inovação é atrasada.
Os sabotadores da inovação nas empresas não são mal intencionados ou sabotam deliberadamente. Mas com boas intenções baseadas na experiência do mercado passado eles acabam mantendo o status quo e a estagnação em modelos pouco inovadores.
Condicionados a se concentrar no que é viável, em vez de no que é possível, profissionais bem intencionados acabam matando a inovação.
- Viável - é algo que pode ser realizado fácil ou convenientemente.
- Possível - significa que há trabalho duro a ser feito com resultados que precisam ser validados.
O desafio é desenvolver cultura e atitude de inovação.
Dizer valorizar a inovação e realmente valorizar e investir na inovação são coisas bem diferentes...
DESAFIO DA INOVAÇÃO
A inovação é pouco compreendida e marginalizada. Inovação é criação de valor.
A economia hoje é movida a ideias. O novo modelo econômico estimula a inovação. As ideias tornaram-se o fator de produção de maior valor frente aos fatores clássicos de produção(matérias-primas, trabalho e capital).
Se as empresas realmente percebessem o poder e o retorno da inovação, certamente a colocariam como prioridade.
A cultura de inovação é central. Inovação é essencial e é o ponto de partida de qualquer empreendimento. É fator chave de sobrevivência, crescimento e sucesso da empresa em meio às transformações do ambiente.
Benefícios da inovação
- Organizações que possuem fortes culturas de inovação lideram suas respectivas indústrias, relatam margens de lucro mais altas.
- Empresas de crescimento mais rápido têm um estreito alinhamento da inovação com as estratégias de negócios.
- Em tempos de mudanças aceleradas inovação é o principal foco estratégico das empresas.
- Aumenta receitas
- Diminui custos
- Aumenta eficiência
- Melhores resultados de posicionamento e desempenho
- Aumenta a satisfação do cliente
- Cria diferenciação
Organizações de sucesso se reinventam continuamente para se manterem competitivas. Para essas organizações, a inovação é prioridade. Identificam oportunidades, criam valor pela inovação.
A inovação cria vantagens duradouras e produz mudanças drásticas no posicionamento competitivo.
A solução para a aceleração das mudanças é a aceleração das inovações. A importância da inovação e do design está apenas aumentando.
Empresas precisam se desafiar, envolver e valorizar a inovação. A tecnologia só pode levar até certo ponto. A verdadeira diferenciação vem do investimento em inovação.
Pesquisas mostram que o sucesso hoje é resultado de uma estratégia focada em inovação, liderança orientada por propósitos e uma cultura verdadeiramente criativa e colaborativa. Para prosperar no mercado é necessário colocar a inovação no coração da cultura empresarial.
Atitude de inovação
- Libertar-se dos modelos tradicionais ultrapassados
- Adquirir um Mindset Flexível e Inovador.
- Priorizar realmente o investimento em inovação. Não apenas discurso.
- Enxergar o quadro amplo de tendências para antever as mudanças, ameaças e oportunidades.
- Agir criativamente frente às mudanças.
- Criar alternativas de forma acelerada e ágil.
- Conceituar os empreendimentos com ideias inovadoras.
- Criar valor e diferenciação.
- Fazer, errar, mudar, prototipar.
- Lidar proativamente com os riscos da inovação. Os riscos da não inovação são muito maiores.
- Testar e validar na prática
- Pivotar rápido, isto é, mudar de rumo e ajustar o enfoque com agilidade.
- Dinâmica aberta e colaborativa
- Ouvir as pessoas, o mundo e o que está acontecendo.
- Encorajar a criatividade e mostrar que novas ideias são bem-vindas.
- Encarar a inovação com o mesmo rigor e disciplina que trata finanças e operações
- Abertura à experimentação
- Cuidado com a repulsão natural ao novo, quando vemos algo diferente dos padrões que conhecemos.
- Avaliar as idéias inovadoras quanto ao potencial de negócios.
- Abrir para novas e diferentes idéias.
- Valorizar o pensamento não convencional.
- Pensar em melhores e diferentes maneiras de cativar os clientes e dominar o mercado.
Em tempos de mudanças a adaptação tem que ser dinâmica, criativa e adequada a cada situação.
Normalmente as estruturas das construtoras e incorporadoras é pesada e hierarquizada. Neste caso recorrer a uma empresa externa enxuta é mais barato e eficaz do que mexer em sua estrutura funcional.
Inovação é o que nos faz únicos e valorizados. Não só no produto, mas em todos os aspectos da empresa. Da experiência em torno dela à jornada do cliente. Produz uma experiência memorável, valiosa e significativa.
Moldar o futuro
Com a Era Exponencial, necessitamos de equipes interdisciplinares focadas em inovação e novas ferramentas, mais sofisticadas, eficientes e rápidas para enfrentar as mudanças aceleradas.
Consumidores mais informados têm expectativas mais altas e demandam novas e melhores soluções
Fazer a diferença não é apenas responder à demanda do cliente. É estar na vanguarda da demanda, levar e conduzir a mudança. Em vez de ir a reboque das mudanças, tornar-se um agente das mudanças. Moldar o futuro.
Inovação não é mais opcional. Experimente o poder e o retorno da inovação.
Projete seu conceito imobiliário com base em mudanças de comportamento e inovação.
Referências
2018 Global innovation 1000 What the Top Innovators Get Right
Business subconsciously sabotages innovation: leaders must create a culture of innovation
Causas de fracasso na inovação na Construção Civil
Construsummit 2018: o desafio de criar processo e cultura de startups nas empresas tradicionais
Habitação 10 anos no futuro - Onde estamos e para onde podemos ir. 2018. CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
Inovação na engenharia civil
Oportunidades exponenciais
Pronto para a era das mudanças exponenciais?
The business value of design. McKinsey Quarterly
The upside of disruption - Megatends shaping 2018 and beyond. EY Ernest&Young
What’s after what’s next? The upside of disruption - Megatrends shaping 2018 and beyond
Comments