top of page
  • adekat

Por um mundo sustentável: a importância da biofilia nos projetos arquitetônicos e paisagísticos


Isla - Cyrela

A preocupação com a sustentabilidade se tornou um tema cada vez mais recorrente na sociedade moderna. Desde a escolha dos alimentos que consumimos até a forma como construímos nossas casas, a busca por uma vida mais sustentável tem sido um dos principais objetivos da humanidade neste século. E é nesse contexto que a biofilia tem ganhado destaque nos projetos arquitetônicos.


Mas o que é biofilia? De forma simples, podemos definir como a conexão inata que os seres humanos têm com a natureza. Desde os primórdios da humanidade, a relação do homem com o meio natural foi fundamental para a sua sobrevivência. E mesmo com o passar dos séculos e o avanço da tecnologia, essa conexão ainda é importante e influencia diretamente no nosso bem-estar.


Harissa - São Benedito

A biofilia nos projetos arquitetônicos e paisagísticos tem como objetivo trazer elementos da natureza para dentro dos ambientes construídos. Isso pode ser feito por meio da utilização de plantas, pedras, água, madeira e outros elementos naturais que ajudam a trazer sensação de calma, relaxamento e bem-estar para as pessoas que habitam esses espaços.


A importância da biofilia nos projetos arquitetônicos e paisagísticos vai além do bem-estar dos ocupantes. Ela também está relacionada à sustentabilidade dos edifícios. Isso porque a utilização de elementos naturais pode ajudar a reduzir o consumo de energia e recursos naturais, além de melhorar a qualidade do ar.


Botanique - Melnick

Muitos são os benefícios que o design biofílico pode trazer para um empreendimento, quando aplicado da maneira correta, como por exemplo, quando usamos plantas em um ambiente fechado, elas ajudam a purificar o ar. Um outro exemplo é que a presença de áreas verdes em um edifício pode ajudar a diminuir a temperatura interna, reduzindo a necessidade de sistemas de refrigeração.


Atoll - Souza Andrade

Nós da Takeda Design carregamos a biofilia e o design biofílico em nosso DNA. Acreditamos que trazer a natureza para dentro dos espaços construídos vai além de algo estético, mas traz saúde, bem-estar e qualidade de vida para as pessoas que irão usufruir dos espaços e, também, economia e sustentabilidade para o empreendimento no qual o design biofílico está sendo aplicado.


Gostaria de saber mais sobre Biofilia e a seus benefícios em projetos arquitetônicos e paisagísticos? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!




85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page