top of page
adekat

Cidades Biofílicas - Solução natural para um mundo melhor

Atualizado: 30 de ago. de 2019


Singapura

O futuro das cidades é biofílico e inclusivo

O futuro das cidades é biofílico e inclusivo. É o que afirma o título do artigo com entrevista de Carl Elefante, presidente da AIA - American Institute of Architects para a edição de março do Biophilic Cities Journal. O artigo trata sobre seu emblemático discurso da última AIA Congress onde ele fala sobre a relevante revolução da Arquitetura no futuro das cidades. O discurso é dirigido aos arquitetos, mas bem pode ser uma mensagem para os empreendedores imobiliários.

Diz ele:

Agora é um momento divisor de águas.

Momento para ousar ser relevante, ser responsável e

se atrever a ser grande aqui e agora.


Hoje os conhecimentos e a tecnologia nos permitem construir um mundo melhor com soluções mais eficientes e econômicas. O ambiente construído pode facilmente contribuir para as causas humanas como:

- reduzir as mudanças climáticas no ambiente construído

- promover a saúde enfrentando desafios como a obesidade, o diabetes e as doenças cardíacas

- aumentar o bem-estar e a felicidade das pessoas


Para alcançar o imperativo socioeconômico e ambiental do século XXI, já há inúmeros exemplos bem sucedidos de design biofílico na construção.

Ecossistemas inspirados pela natureza podem consumir menos recursos, reduzir o consumo de energia, criar comunidades mais seguras, resilientes, adaptáveis, ​​conectadas, móveis, acessíveis, eqüitativas, diversificadas e inclusivas.

Podemos projetar ambientes que estimulam a viver em forma saudável e sustentável, formando assim cidades que se tornam mais bonitas, inspiradoras e alegres.


Cidades Biofílicas

Movimento global de cidades que colocam a natureza no cerne do seu design e planejamento,

para atrair investimentos e impulsionar o crescimento e o bem-estar.


Por que precisamos de cidades biofílicas?

O design biofílico trás benefícios inegáveis.

Na esteira destas vantagens, as cidades biofílicas são projetadas com soluções naturais para:

- aumentar a qualidade de vida

- aproveitar dos benefícios econômicos do acesso à natureza

- melhorar a qualidade do ar

- aumentar a segurança alimentar

- proteger o abastecimento de água da cidade

- proteger das tempestades

- aumentar a resiliência e sustentabilidade

- sombrear e resfriar os ambientes urbanos

- conservar a água e a energia

- proporcionar valor emocional para os residentes urbanos

- valorizar as propriedades (“valor hedônico” = valor aumentado da propriedade associado a proximidade à natureza)

- reduzir a hostilidade

- aumentar a coesão da comunidade com laços sociais mais fortes


Montreal - Canadá

Cidades biofílicas criam conexões mais profundas e significativas com a natureza, o que, por sua vez, aumenta as conexões sociais e a resiliência da comunidade.


Cada empreendimento é importante

Cada projeto, cada edifício, condomínio ou loteamento importa.

Juntos, temos a oportunidade de ousar ser relevantes e melhor o nosso mundo.


Moldando o ambiente construído, moldamos o impacto na vida das pessoas.

Estaremos realizando o que nossos clientes, nossa comunidade e a humanidade inteira exige hoje.

Lembre-se de que 69% dos brasileiros escolhem, trocam, evitam ou boicotam uma marca com base no propósito dela. (Earned Brand 2018 - Relatório Brasil)

Oferecer algo valioso ao mundo é o melhor caminho para o sucesso.

É a oportunidade de criar o futuro desejado, de construir uma história real e transparente, que traz um benefício efetivo para as pessoas e para o mundo. Cidades biofílicas criam conexões mais profundas e significativas com a natureza, o que, por sua vez, aumenta as conexões sociais e a resiliência da comunidade. Cada empreendimento é importante Cada projeto, cada edifício, condomínio ou loteamento importa. Juntos, temos a oportunidade de ousar ser relevantes e melhor o nosso mundo. Moldando o ambiente construído, moldamos o impacto na vida das pessoas. Estaremos realizando o que nossos clientes, nossa comunidade e a humanidade inteira exige hoje. Lembre-se de que 69% dos brasileiros escolhem, trocam, evitam ou boicotam uma marca com base no propósito dela. (Earned Brand 2018 - Relatório Brasil) Oferecer algo valioso ao mundo é o melhor caminho para o sucesso. É a oportunidade de criar o futuro desejado, de construir uma história real e transparente, que traz um benefício efetivo para as pessoas e para o mundo. Vem fazer a diferença no mundo. Projete seu empreendimento com Paisagismo Biofílico.

Vem fazer a diferença no mundo.

Projete seu empreendimento com Paisagismo Biofílico.





Referências

Architecture’s Relevance Revolution

Os 7 benefícios do paisagismo biofílico

Tendências que farão a diferença no Mercado Imobiliário em 2019: 4. Design Biofílico e Sustentabilidade

Tendências que farão a diferença no Mercado Imobiliário em 2019: 7. Empresas com propósito

The Future of Cities is Biophilic and Inclusive. Biophilic Cities Journal, Vol. 2 No. 2 (March 2019)

690 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page