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DESIGN - Principal fator para ótima experiência de lugar

Pesquisa etnográfica, qualitativa e quantitativa baseada em mais de 4.000 entrevistados mostra que o design é o principal fator de diferenciação para uma ótima experiência de lugar. Ele é fator chave para determinar como nos sentimos sobre os espaços que ocupamos.

O Gensler Experience Index SM é o resultado de um esforço de pesquisa de vários anos para identificar e quantificar os fatores de design que afetam a experiência humana. Ele identifica os principais impulsionadores de uma ótima experiência e fornece uma estrutura para a compreensão da experiência humana.

Apresentamos abaixo os principais resultados da pesquisa:



A experiência começa com o porque

Um elemento fundamental do design para a experiência é entender a intenção da pessoa e como ela molda sua experiência. Embora existam inúmeras razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem, a pesquisa identificou cinco "modos" de experiência.



Tarefa

Os usuários no modo de tarefa desejam estar no controle. Eles buscam navegação clara e intuitiva e espaços eficientes e pragmáticos.



Social

Fornecer uma ampla variedade de espaços que suportam a conexão social e um senso de comunidade é fundamental. Oitenta e cinco por cento das visitas ao espaço público incluem comportamentos e conexões sociais.



Descoberta

Focalize menos na clareza e mais na inspiração, autenticidade e novidade. Os usuários no modo de descoberta são os mais abertos ao inesperado.



Entretenimento

Proporcionar oportunidades de diversão pode melhorar a qualidade de qualquer experiência.



Como o projeto conduz a experiência

Estrutura de Experiência. Conjunto completo de fatores que criam uma ótima experiência. Em seu cerne está a intenção do usuário - nossos “modos de experiência”. Quando entendemos as intenções, expectativas e comportamento de uma pessoa no contexto de um espaço, podemos começar a definir a qualidade de sua experiência.



Expectativa

Juntamente com suas intenções, as expectativas que um usuário traz para um espaço informam sua percepção da experiência.



Interação

Em conjunto, a qualidade das interações que um usuário define sua experiência.



Espaço

O design do local físico também tem um impacto significativo na experiência. Espaços bonitos, únicos, autênticos, inspiradores, intuitivos e acolhedores oferecem as melhores experiências globais.



Entendendo as pessoas para entender a experiência

Projetar a experiência é entender a mentalidade, os comportamentos, as emoções e os desejos das pessoas. Os dados da pesquisa revelam insights sobre como as experiências estão acontecendo hoje e como podemos melhorá-las.



Melhor design, melhor experiência

O design do espaço físico tem um impacto significativo e quantificável na qualidade da experiência das pessoas e na probabilidade de recomendar essa experiência a amigos e familiares



Todo mundo está fazendo tudo, em todos os lugares

Complexidade da experiência. Trabalhar, brincar e viver não são mais atividades distintas.



Espaços de uso único estão se tornando obsoletos

Espaços multiuso. Os lugares onde as pessoas tiveram grandes experiências em mais de um modo são frequentemente os lugares aos quais eles estão mais ligados emocionalmente.



Importância do Social

Quanto mais tempo é gasto online, as pessoas estão cada vez mais procurando lugares para se conectar na vida real. Os dados ressaltam tanto a prevalência quanto a importância dos aspectos sociais da experiência.



O entre-tempos não é tempo perdido

O estudo etnográfico identificou a ideia de “matar o tempo” como um fator importante na experiência. Esse tempo “intermediário” é quando as pessoas estão mais abertas à descoberta e a novas experiências. O suporte a esse tempo de descoberta também demonstra ser um benefício para a produtividade e o desempenho dos negócios.



Tecnologia importa mas não da forma que você pensa

A tecnologia causa uma impressão significativa nos usuários, não importa o espaço. Mas os usuários podem estar menos interessados ​​na tecnologia com a qual eles interagem ou usam diretamente e mais interessados ​​na tecnologia que está incorporada no espaço e contribui para a experiência geral projetada.



O futuro da experiência



A experiência é emocional; então é design

Quantificado o impacto do design, sabemos que o design é o principal impulsionador de uma grande experiência e que espaços melhor projetados geram uma experiência geral maior nos usuários. Como? Aproveitar a emoção humana é o componente-chave. Nós provamos que existe uma conexão direta entre design e experiência através dos sentimentos e emoções humanas. A aparência geral do design de um espaço influencia as emoções positivas, o que influencia a experiência positiva - e as emoções e experiências positivas estão no coração dos usuários envolvidos, conectando os funcionários ao propósito organizacional ou compradores à missão e história maiores da marca.



Design com intenção em mente

Criar conexões emocionais exige uma compreensão diferenciada das necessidades e expectativas que um usuário traz consigo para uma experiência - não podemos exceder as expectativas se não as compreendermos. Nossos modos de experiência oferecem uma estrutura para explorar a intencionalidade como uma nova maneira de atingir e segmentar uma base de usuários - seu público principal está no modo de tarefa, para fazer alguma coisa ou você está buscando uma inspiração e novas ideias? Atender às necessidades e expectativas de seus usuários é o primeiro passo necessário para proporcionar uma ótima experiência; uma vez satisfeitas as necessidades básicas, as pessoas muitas vezes estão abertas a novas atividades que expandem a experiência e impulsionam a conexão emocional, e essas experiências multimodais são mais propensas a impulsionar a recomendação e o engajamento.



Design envia uma mensagem forte

Beleza, autenticidade, exclusividade e o design geral de um espaço consistentemente mostraram-se variáveis ​​importantes para a experiência geral. Particularmente, como os lugares procuram acomodar os usuários além do modo de tarefa, a importância dessas variáveis ​​aumenta - quanto mais ampla a mentalidade de uma pessoa, maior o impacto do design em suas emoções e experiência. No entanto, nosso trabalho etnográfico oferece uma ressalva importante: o design envia uma mensagem forte, mas apenas quando está alinhado com a marca geral e a proposta de valor que as pessoas esperam. Um comprador de valores com foco em tarefas será adiado pelo design que eles percebem como excessivo; um viajante tentando passar pela segurança em um aeroporto verá o investimento pré-segurança como frívolo; e um local de trabalho onde o investimento é unicamente em espaços comuns, enquanto negligenciar o trabalhador individual pode comunicar uma falta de respeito e valor.



Faça cada lugar parecer um espaço público

Cada espaço que estudamos apoiava uma variedade impressionante de atividades, um sintoma da cultura atual de tudo e de todos os lugares, e um reconhecimento de que os espaços em que passamos tempo devem refletir o “borrão” de nossos estilos de vida modernos. À medida que continuamos a conceituar e criar ótimos lugares, os espaços públicos oferecem várias lições que podem ser adaptadas a qualquer tipo de espaço e com boas razões. Espaços públicos suportam a mais ampla diversidade de experiências, oferecem algumas das melhores experiências em geral e são os mais propensos a serem compartilhados nas redes sociais pelos visitantes. Por quê? Sua capacidade de apoiar o tempo não estruturado, fornecer uma plataforma para reflexão e inspiração e promover tanto a atividade social quanto o trabalho é uma lição de variedade e adaptabilidade. Sua diversidade e natureza acolhedora provam ser componentes-chave do sucesso.

Segundo o co-CEO da Gensler, Andy Cohen:

O modo como as pessoas trabalham, fazem compras e vivem evoluiu dramaticamente.

Empresas que não investem em design estão negligenciando uma oportunidade para melhorar as vendas e fidelizar os consumidores.

Os espaços públicos são os espaços mais aspiracionais. Suportam a mais ampla diversidade de experiências, oferecem algumas das melhores experiências em geral e são mais compartilhados nas redes sociais pelos visitantes. Por quê? Sua capacidade de suportar tempos não estruturados - fornecendo uma plataforma para reflexão, inspiração e desconectar, divertir, socializar e trabalhar - é uma lição de variedade e adaptabilidade, cuja diversidade e natureza acolhedora também são componentes-chave do sucesso, objetivo que todo espaço deve aspirar.


A TAKEDADESIGN integra o design em sua essência. Nossa equipe é multidisciplinar com formação em paisagismo, arquitetura, urbanismo, neuroarquitetura, etnografia, psicologia positiva, engenharia, arte e design.

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Referência

https://www.gensler.com/uploads/document/552/file/Gensler-Experience-Index-2017.pdf

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