top of page
  • adekat

LANDSCAPE URBANISM

Atualizado: 20 de abr. de 2023


Parqville Quaresmeira da CINQ.

Cidades. Por esta simples palavra entendemos que é um espaço urbano de um município delimitado por um perímetro, onde é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições desta população. Porém, se formos resumir de uma maneira mais prática e clara, cidades são os lugares onde vivemos, trabalhamos e interagimos


As cidades atualmente estão nos trazendo novos desafios como, por exemplo, a poluição do ar, da água e a falta de um espaço verde no ambiente urbano, o que pode torná-las um lugar difícil de se viver. Como resposta a estes desafios temos o Landscape Urbanism, uma abordagem que busca integrar a natureza ao ambiente urbano, fazendo com que as cidades sejam mais saudáveis, sustentáveis e melhores para se viver.


Central Garden da Construtora Celi.

Uma das principais características do Landscape Urbanism é ter a consciência de que a natureza não é apenas uma parte da cidade, mas sim uma parte integral dela, ou seja, adicionar áreas verdes como jardins ou parques na cidade por si só não significa muita coisa. A ideia é integrar a natureza ao ambiente urbano em todos os âmbitos.


Landscape Urbanism também promove a biodiversidade. Quanto mais natureza, maior o número e diversidade de animais e vegetais presentes no ambiente urbano. É muito comum o uso de plantas nativas para esta prática, pois assim ajudamos a preservar a fauna local, ao utilizarmos o que ela já está habituada no projeto urbanístico, gerando menos impactos negativos e uma fácil ambientação das plantas no local.


Parque Pontal e fachada do shopping Pontal em Porto Alegre/RS.

Existem várias maneiras de aplicarmos o Landscape Urbanism nas cidades, como, por exemplo, a criação de parques e praças por toda a cidade; espaços públicos que incentivem a interação e atividade social; edifícios verdes; sistemas de energia renováveis; tecnologias recicláveis, etc. Todas essas práticas ajudam a tornar a cidade mais sustentável e um local mais agradável para se viver.


Fazenda Urbana no Parqville Figueira da CINQ.

Nós da Takeda Design consideramos o Landscape Urbanism, assim como o design biofílico e a neuroarquitetura, algo de extrema importância em nossa sociedade nos dias de hoje. As pessoas se afastaram da natureza e isso causou impactos negativos em suas vidas. Por isso, em nossos projetos, a natureza sempre se faz presente e não apenas com o uso de plantas, mas também com outros elementos como água, ar e a luz, trazendo uma maior qualidade de vida, bem-estar e saúde para as pessoas.

Quer saber mais sobre o Landscape Urbanism? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.



38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page