top of page
  • adekat

Manutenção Fácil: Robôs Cortadores de Grama


Gramados sempre bem aparados e sem esforço já são realidade no Brasil.

Os robôs chegaram ao jardim. Eles vieram para facilitar a vida de quem quer um jardim sempre bonito e com baixo custo de manutenção.

A Husqvarna lançou, há poucos meses no Brasil, o Automower. É um um robô cortador de grama que funciona a bateria e trabalha de maneira autônoma. O produto é lançamento no mercado nacional, mas já é líder de vendas na Europa e nos EUA.

O Automower pode trabalhar 24 horas por dia, em diferentes tipos de gramados como terrenos íngremes, e em qualquer condição climática. O produto conta, ainda, com alarme antifurto, navegação por GPS e sistema de conectividade via aplicativo de celular.



O Automower consegue operar em inclinações de até 45% (24°) no terreno, e em gramados irregulares, de maneira eficiente e uniforme. Além disso, o equipamento é seguro, pois suas lâminas de corte param de funcionar em contato com qualquer obstáculo ou se o equipamento for erguido do chão.

Um percurso aleatório padrão permite que o Automower encontre cada canto do jardim. Ele funciona em condições úmidas e/ou chuvosas, bem como em terrenos difíceis, incluindo encostas, buracos e até mesmo obstáculos temporários como as pinhas e frutas.

Com um nível de ruído baixo de 58 dB (A), pode trabalhar no jardim durante o dia ou à noite, sem incomodar você ou seus vizinhos.

Seus preços estão em torno de 6 à 12 mil reais conforme o modelo mais custo de instalação. Como o Automower funciona com baterias, ele não gera emissões diretas e o consumo real de energia é muito baixo. Os custos de funcionamento ficam em torno de apenas US$ 12 a US$ 80 por temporada para a eletricidade consumida, dependendo do tamanho do gramado e do modelo utilizado.


Três modelos disponíveis no Brasil:


- Automower® 430X: Para jardins complexos, de até 3.200 m2. Dispõe de navegação assistida por GPS e vem de fábrica preparado para conectividade com aplicativo de celular a longa distância


- Automower 310: Compacto, tem capacidade para trabalhar em solo irregular. Para pequenos e médios jardins, de até 1.000 m2. Vem com conectividade com aplicativo de celular a curta distância via Bluetooth.


- Automower 105: Projetado para gramados menores. Para jardins abertos e planos de até 600 m2 com poucos obstáculos.


O robô cortador faz cortes muito curtos que são facilmente absorvidos como nutrientes no gramado. Não forma palhas que precisam ser descartadas como nos cortadores convencionais. Mantém o gramado sempre aparado e não entra em jogo apenas quando a grama cresceu.

A fonte de alimentação é controlada por uma bateria. Quando sua força está chegando ao fim, volta para sua estação de carregamento, onde ele espera até que ele seja reabastecido e depois continue seu trabalho.


Além dos Husqvarna, temos também a nível mundial outras marcas como Gardena, Al-Ko, Ambogio, Friendly Robotics, Honda e Sabo, Stiga e Wolf e Worx.

Novos lançamentos que ainda não chegaram ao Brasil apresentam muitas possibilidades como por exemplo cortadores movidos a energia solar e cortadores habilitados para inteligência artificial e comandos de voz via Amazon Alexa e Google Home.


Com os robôs entrando no mercado brasileiro, a manutenção fica mais fácil. E a tendência é que se tornem cada vez mais acessíveis.


Projete seu paisagismo.





Referências

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page