Colin Ellard, Ph.D neurocientista da Universidade de Waterloo e diretor do Laboratório de Realidades Urbanas, liderou pequenos grupos monitorados por sensores de excitação emocional, em caminhadas para medir o efeito do ambiente urbano em seus corpos e mentes.
Passando pela longa fachada de vidro jateado de uma loja da Whole Foods em Lower Manhattan, seus estados de excitação e humor diminuíram. Fisiologicamente, eles estavam entediados e infelizes. Em suas descrições deste lugar, usaram palavras como insípido, monótono e sem paixão. Uma fachada simples afeta negativamente as pessoas.
Em contraste, quando chegaram a uma série animada de lojas e restaurantes, com muitas portas e janelas, os sensores mediram altos níveis de excitação física. Eles relataram sentir-se muito mais animados e engajados, misturados, socializando. Uma fachada complexa e interessante, afeta as pessoas de maneira positiva.
Segundo Ellard: "O santo graal no design urbano é produzir algum tipo de novidade ou mudar a cada poucos segundos. Caso contrário, nos tornamos cognitivamente desengajados."
Há um arsenal enorme de possibilidades mais atuais e eficientes para criar um ambiente rico e estimulante que engaja as pessoas.
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