top of page
  • adekat

O Melhor Custo/Benefício para Valorização de Empreendimentos: Segmento Econômico

Atualizado: 20 de dez. de 2019



A áreas de uso comum são fonte de grande parte dos argumentos na venda de imóveis. O design e paisagismo inteligente destas áreas tem o melhor custo/benefício na percepção de valor dos empreendimentos. É o fator-chave de menor custo frente ao seu potencial de diferenciação.

Estas áreas definem muito do padrão do imóvel, estilo e jeito de viver das pessoas. Proporcionam lazer, saúde, bem-estar, socialização e felicidade aos moradores.


Primeira Impressão

O entrada do empreendimento e o paisagismo geram a primeira experiência do empreendimento e desempenham um papel fundamental na percepção do comprador. Define simbolicamente a identidade, o estilo, o padrão do empreendimento e o seu valor percebido.


MCMV

O programa Minha Casa, Minha Vida, hoje representa cerca de 2/3 do mercado imobiliário nacional. No entanto, para atingir os custos para este segmento, as construções são, em geral, padronizadas e se tornam muito iguais.

Para não perder ganhos de custo, o design e paisagismo inteligente e inovador das áreas de uso comum são o caminho natural para oferecer um produto mais valorizado e atraente para estes clientes.


Comportamento do Segmento Econômico

O comportamento de compra é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Destes, o fator cultural é o maior determinante do comportamento e dos desejos da pessoa. Kotler.

A cultura brasileira, no seu segmento econômico, valoriza fortemente o contato pessoal e a socialização.

A fartura é um valor importantíssimo para estes consumidores. Faz com que se sintam distantes do mundo das necessidades. É importante, sobretudo na interação com amigos, vizinhos e a sociedade.

Este consumidor busca inclusão e um sentimento de pertencimento.

Maior número de itens de lazer e interação social são, portanto, muito desejados e valorizados por este mercado.



Bem-Estar Acessível

Soluções criativas e econômicas utilizando vegetação nativa e equipamentos simples fazem grande diferença no bem-estar e satisfação dos moradores. Instalações de exercício não precisam ser salas de fitness elaboradas. Espaços compartilhados ao ar livre projetados com base em comportamento, incentivam a atividade física e maior interação dos moradores.

O paisagismo biofílico, que utiliza os elementos naturais para gerar inúmeros benefícios, é outro fator para entregar valor sem aumentar custos. O paisagismo com vegetação e outros elementos naturais adequadamente projetados:

- Melhora significativamente o conforto térmico e acústico do ambiente.

- Aumenta o bem-estar e melhora o humor e reduz o estresse físico e psicológico.

- Melhora a atenção, memória e comunicação das pessoas.

- Aumenta a criatividade, a produtividade e a motivação.

- Melhora o desenvolvimento infantil e a auto-estima.

- Melhora a saúde física e mental e aumenta a longevidade.

- Aumenta o valor dos imóveis e é fator de preferência dos clientes na escolha de seu lugar para viver.


Unidades menores e maior valorização dos espaços de convívio comum

Pesquisa da IKEA - Beyond Four Walls A new era of life at home mostra que o senso de casa vai muito além das quatro paredes. Há uma crescente necessidade de outros espaços de convivência e experiências fora das quatro paredes para se sentir em casa.

O bairro e a comunidade tornaram-se mais importantes que o tamanho do imóvel.

O sentimento de lar se amplia para um maior senso de comunidade e pertencimento, com espaços de habitação menores e mais espaços de convívio e de uso comum.

Mais que acumular coisas, as pessoas cada vez mais querem viver experiências. Isto melhora suas vidas e as tornam mais felizes.

Com a eliminação do supérfluo a necessidade de espaço nas habitações diminui e aumenta a necessidade de proporcionar experiências que tragam bem-estar e significado às pessoas.

Estudos demonstram que o principal fator de diferenciação para uma ótima experiência de lugar é o Design.

As experiências de bem-estar e interação social proporcionadas por um design e paisagismo inteligente das áreas de convívio comum valorizam o empreendimento, cativam os clientes e são fator de preferência dos clientes na hora da compra.





REFERÊNCIAS

7 benefícios do paisagismo biofílico

DESIGN - Principal fator para ótima experiência de lugar

Estratégias de vendas para empreendimentos imobiliários destinados para baixa renda, com foco nos pontos de venda - o caso da construtora Tenda

Experiência e Bem-Estar

Novas Formas de Viver e Morar

359 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page