top of page
  • adekat

PAISAGISMO BIOFÍLICO EM AMBIENTES ESCOLARES


Colégio Israelita - Porto Alegre/RS

No último artigo publicado, podemos observar como o paisagismo biofílico influencia diretamente a vida das pessoas através dos espaços que elas utilizam, seja no trabalho, em casa, na escola ou até mesmo em hospitais ou clínicas. Entretanto, não basta apenas proporcionar o contato com a natureza, isto deve ser feito de uma maneira correta, para criar as atmosferas ideias para o ambiente que está sendo projetado. Cada um possui sua própria lógica, materiais e vegetação ideal.

Colégio Israelita - Porto Alegre/RS

Hoje aprofundaremos como o paisagismo biofílico atua em ambientes escolares. Primeiramente precisamos destacar que a presença da biofilia nos ambientes de estudo não é apenas por estética, mas uma abordagem educacional, com embasamento científico, que reconhece as vantagens inegáveis que a aproximação com a natureza e elementos naturais podem trazer para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Dentre os benefícios oferecidos pelo paisagismo biofílico em ambientes escolares podemos destacar:

  • Melhoria da saúde e bem-estar

  • Aumento do engajamento e motivação

  • Melhoria do desempenho acadêmico

  • Redução do número de faltas

  • Aumento considerável da criatividade

  • Redução da fadiga mental

  • Melhoria da qualidade do ar local

  • Promoção de hábitos saudáveis

  • Estímulo à curiosidade

  • Consciência de sustentabilidade

Cada ponto agrega de maneira positiva benefícios para a vida dos alunos. Atmosferas biofílicas podem ser criadas em ambientes escolares através do uso de vegetação, como árvores e plantas, mas também com a luz natural dentro das salas de aula, uma boa circulação de ar, vistas para o exterior com natureza, uso de materiais naturais (madeira, pedra, água etc.) e áreas de descanso ao ar livre.


A Biofilia desempenha um papel fundamental na melhoria dos ambientes escolares, beneficiando o sistema educacional como um todo. Ao reconhecermos que temos uma conexão inata com a natureza, damos o primeiro passo na criação de ambientes mais saudáveis, inspiradores e propícios ao crescimento e desenvolvimento das gerações futuras.

Colégio Israelita - Porto Alegre/RS

A Takeda Design acredita que o espaço influencia diretamente na vida das pessoas e, por isso, através da metodologia que desenvolvemos, o paisagismo biofílico, buscamos ir muito além do jardim, criando atmosferas repletas de significados e que mudem a vida das pessoas que as utilizam de uma maneira positiva.


Gostaria de incorporar o paisagismo biofílico em seu empreendimento? Entre em contato conosco, será um prazer lhe ajudar!



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page