top of page
  • adekat

Parque Pontal: O novo cartão postal de Porto Alegre


Parques Urbanos

Você pode passar por eles diariamente ou até mesmo usufruir do que oferecem, mas você sabe de onde surgiram os Parques Urbanos e qual a sua função?


Pode-se dizer que os primeiros parques urbanos foram criados no final do século XVIII, na Inglaterra, e eram desfrutados apenas por uma pequena parcela da população, a elite, onde além de ser uma área de descanso, era também destinado a prática de caça.


A criação dos parques vem junto com a industrialização das cidades, que tornavam elas muito sujas e insalubres, surgindo então a necessidade da criação de espaços saudáveis e sem poluição.

Com a industrialização tornando-se cada vez mais presente nos grandes centros urbanos, o modo como as cidades eram configuradas mudou. O êxodo rural causou um grande aumento da população nas cidades e, com isso, veio uma preocupação com a estética e com as questões de saneamento. Com isso surgem os primeiros parques, já no século XIX, no formato de jardins contemplativos, parques de paisagem também conhecidos como “parkways”.


O parque urbano, por sua vez, surge na década de 1950, devido a expansão urbana e a necessidade de oferecer a população algum tipo de lazer, pois o ritmo de trabalho estava mais acelerado do que nunca.


Algo que fosse um contraponto a poluição das indústrias nas cidades, ao cinza, a fuligem, era extremamente necessário. Daí então surgem os primeiros parques urbanos, que tinham por função social fornecer lazer, conforto e ar puro para a população.


Nós da Takeda Design acreditamos que os parques são espaços fundamentais para o bem-estar da população no ambiente urbano, são espaços democráticos e constituem um legado para a cidade. Projetamos nossos parques e praças sempre buscando a integração com a natureza, o equilíbrio ideal entre o espaço construído e o natural, um programa de atividades vasto e o respeito às características da população e a história do local.


E foi com esses princípios que projetamos o Parque do Pontal. Junto ao principal cartão postal de Porto Alegre, a orla do Guaíba, este é um novo parque urbano que será entregue a capital e nele encontraremos diversas atrações para o público. Com seus 29 mil m² de área verde, este parque vai trazer um ar puro, conexão com a natureza e qualidade de vida para os transeuntes.


Entre as atrações que estarão disponíveis no parque encontraremos: anfiteatro, mirante, um píer que avançará em direção ao lago Guaíba, uma grande área da orla que será revitalizada, uma trilha interpretativa histórica que nos mostrará a história do Estaleiro Só e o Asseio Público, inclusive com achados arqueológicos, nos contando um pouco mais sobre a história da cidade, nos aproximando da mesma e gerando ainda mais valor ao empreendimento.


O ano em que Porto Alegre completou 250 anos não podia passar sem algum marco na História da capital gaúcha e, o Parque Pontal com certeza é um presente à altura da cidade. Trazendo qualidade de vida, lazer e cultura aos porto alegrenses, apresentamos a vocês o Parque Pontal, o mais novo cartão postal de Porto Alegre.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page