Tendências que farão a diferença no Mercado Imobiliário em 2019
Empreendimentos orientados à experiência começam a tornar obsoletos modelos de negócios tradicionais. Vivemos uma era de transição do modelo de consumo de valorização da posse para a valorização cada vez maior da experiência. O sucesso está sendo redefinido. Não é mais o que você tem. É como você vive. As experiências e o bem-estar vividos são novo símbolo de prestígio e status.
No mercado imobiliário, não é mais uma questão de metros quadrados, mas de criar lugares para vivenciar experiências reais, sensoriais e inspiradoras. Conceitos, já fortemente utilizado no mercado de hospedagem, vem cada vez mais ganhando força na conceituação de empreendimentos imobiliários. As empresas cada vez mais competem com base na experiência e na satisfação emocional que proporcionam. O mercado do bem-estar é um dos setores de maior crescimento mundial. E está entrando com toda força no mercado imobiliário. Há um enorme potencial de diferenciação com base nas necessidades do mercado, preferências específicas e características únicas de cada local.
Era da Experiência
Vivemos hoje uma megatendência mundial de transição do modelo de consumo de valorização da posse para a valorização da experiência.
78% dos millennials preferem gastar mais em experiências que em posses. A tendência se espalha e já está tendo efeitos extremos na economia global. Empreendimentos orientados à experiência do cliente estão tornando obsoletos os modelos tradicionais de negócios.
Isso requer uma mudança fundamental na forma como olhamos para tudo. A mudança para uma economia de experiência muda a forma como gastamos nosso tempo e dinheiro
Mais que acumular coisas, as pessoas cada vez mais querem viver experiências. Isto melhora suas vidas e os tornam mais felizes e prestigiados.
No mercado imobiliário, não é mais uma questão de metros quadrados, mas de criar lugares para vivenciar experiências reais, sensoriais e inspiradoras.
Sucesso não é o que você tem. É como você vive.
Muito do que era considerado "bem-sucedido" girava em torno da prosperidade e da estabilidade. O significado de uma pessoa era definido muito pelo que ela tinha.
Mas o sucesso está sendo redefinido. Não é mais sobre o que você tem, mas sobre como você vive.
A experiência e o bem-estar são a nova fronteira. São o novo símbolo de status. Experiências únicas são os bens de luxo desta época.
Uma grande parte do mundo não tem bens materiais e ainda precisam disso. Mas, uma vez que tem o básico, hoje as pessoas buscam mais experiências e satisfação emocional.
Satisfação Emocional
Um conceito, já fortemente utilizado no mercado de hospedagem, vem cada vez mais ganhando força na conceituação de empreendimentos imobiliários. É o conceito de experiência, engajamento, exclusividade e emoção.
No produto imobiliário, mais que espaços físicos, projetamos ambientes que proporcionam experiências exclusivas de bem-estar e momentos especiais e memoráveis que envolvem e tocam a emoção das pessoas.
Beleza, novidade, autenticidade, clareza, inspiração e uma sensação de boas-vindas dão um impacto mais significativo na experiência. Isto vai muito além de apenas fatores funcionais do espaço.
Envolve bem-estar, harmonia, experiências multissensoriais, memória emocional, acolhimento, deleite, socialização, conexão com a alma do local, identidade das pessoas, sentimento de pertencimento, vínculo afetivo... Os melhores lugares envolvem a satisfação emocional das pessoas.
As empresas cada vez mais competem com base na experiência e na satisfação emocional que proporcionam. Nossas ações são formadas sobre as associações e sentimentos que formamos. A neurociência vem comprovando que nossas emoções "decidem" na hora da compra.
Boom Imobiliário de Bem-Estar
A pesquisa “World’s Top Global MegaTrends To 2025 and Implications to Business, Society and Cultures” mostra que as megatendências mundiais com maior grau de certeza de crescimento até 2025 são Bem-Estar e Urbanização. Na área de Bem-Estar, os setores que mais cresceram nos últimos dois anos foram spas, turismo e imóveis.
O mercado do bem-estar é um dos setores de maior crescimento mundial. E está entrando com toda força no mercado imobiliário. A participação da construção no mercado global de bem-estar está longe do seu potencial. Portanto há um grande espaço para crescimento acelerado.
Segundo Ophelia Yeung, da Global Wellness Institute:
"Nos últimos anos, o bem-estar tornou-se um valor de estilo de vida dominante que está
mudando profundamente o comportamento do consumidor e mudando os mercados".
O boom imobiliário de bem-estar intensificado por conceitos como wellness, neuroarquitetura, design biofílico e psicologia positiva é mais do que uma tendência. Esta demanda mundial que iniciou em prédios comerciais, está prestes a explodir no mercado residencial, segundo relatório da Global Wellness Institute.
O setor de bem-estar está influenciando a ascensão de empreendimentos imobiliários focadas em um novo estilo de vida de bem-estar e saúde.
Mais que um ambiente construído, as pessoas buscam experiências de bem-estar e felicidade.
Com tanto potencial de crescimento, é importante compreender os detalhes desta tendência para projetar um conceito imobiliário mais centrado nas novas necessidades dos clientes.
O bem-estar nos empreendimentos imobiliários
Empreendimentos em todo o mundo estão começando a centrar seus projetos no bem-estar das pessoas.
Bem-estar físico
Design, comodidades e serviços incentivam o exercício, recreação ativa, transporte ativo (caminhada, ciclismo,etc.) e outros comportamentos saudáveis. Moradores têm acesso fácil a alimentos saudáveis, bem como serviços de saúde/bem-estar.
Exemplos: instalações de fitness/bem-estar, trilhas para caminhada, parques e playgrounds, carro compartilhado, iluminação circadiana, conforto térmico e circulação de ar.
Bem-estar ambiental
Encoraja os moradores a adotarem um estilo de vida sustentável e até regenerativo, apoiando comportamentos como o uso de transporte alternativo(menos dirigir), reduzir/reutilizar/reciclar, comunidade jardinagem e produção local de alimentos, conservação de recursos naturais, e preservação do espaço verde e habitats de animais.
Exemplos: preservação de espaços abertos/zonas húmidas, programa de reciclagem e compostagem, paisagismo nativo/comestível, jardim comunitário
Bem-estar social
Design de espaços comodidades e serviços que facilitam conexões sociais com a família, amigos e vizinhos. Moradores são encorajados a conhecer seus vizinhos.
Exemplos: circulação que promove encontros, unidades multigeracionais, espaços comuns/públicos, eventos da comunidade.
Bem-estar da comunidade
Os residentes são encorajados a se envolver com a comunidade em geral e as pessoas fora de sua esferas sociais imediatas. Design de espaços que promovem engajamento com a comunidade.
Exemplos: escala/situação dos lares em relação aos outros, conectividade/fluxo de ruas, diversos tipos de habitação/preços, espaços públicos/parques, centro comunitário/eventos, intranet.
Bem-Estar Mental / Emocional / Espiritual
Design, comodidades e serviços facilitam bem-estar mental, emocional e espiritual dos residentes incentivando a conexão com a natureza e os animais (biofilia), conexão com cultura e tradições, conexão com a beleza, e conexão com um maior propósito. Espaço e suporte para descanso e consolo, hobbies, interesses e práticas espirituais e equilíbrio trabalho/vida.
Exemplos: design natural, biofílico ou estético e materiais, espaço verde e recursos aquáticos, arte pública, espaço de meditação.
Bem-estar econômico / financeiro
Trabalho, escola, compras, recreação, etc., a uma curta distância e com diferentes opções de transporte. Habitação no comunidade é acessível a uma variedade de renda níveis, e os moradores têm uma oportunidade para mobilidade ascendente ao longo do tempo.
Exemplos: planejamento/zoneamento de uso misto, walkable "Centro da cidade" e escolas, unidades de trabalho ao vivo, coworking instalações, política de habitação a preços acessíveis, planejamento de trânsito.
Algumas tendências de bem-estar no mercado imobiliário:
- Design sustentável, verde e biofílico proporcionando maior conexão com a natureza e seus benefícios. Estilo de vida regenerativo e consciente do planeta. Viver perto da terra. Estilo de vida ao ar livre ativo.
- Bem-estar de luxo acessível.
- Casas e comunidades inteligentes e saudáveis. Envelhecimento saudável e sem solidão. Vida multigeracional. Empreendimentos voltados a formar comunidades de bem-estar.
- Estilo de vida mais descontraído, saudável e prazeroso
- O conceito dinamarquês de hygge, criando ambientes acolhedores para conexão próxima e sensação de aconchego. É um fenômeno global que vem forte desde 2016.
- Ambientes para recuperar e recalibrar as energias: relaxamento, meditação, espiritualidade. Meditação e mindfulness tornaram-se uma enorme tendência global. Fator comprovado de bem-estar.
- Aptidão física feliz e mais simples que podem ser praticados no próprio condomínio. Condicionamento com menos fitness boutique e mais movimentos naturais: brincar, jogar bola, nadar ou dançar. Esportes divertidos e prazerosos que não parecem forçados com "conceitos fitness" pretensiosos.
- Mais trilhas para caminhada em meio à natureza nos empreendimentos: Caminhar junto à natureza é uma tendência saudável crescente. Andar junto ao verde melhora drasticamente a saúde de nossos cérebros e corpos. É uma meditação natural e estimula a criatividade e o bem-estar.
- Design de conexão social: Empreendimentos projetados para maior socialização, promovendo encontros e conexões entre as pessoas. Humanos são animais sociais. O bem-estar social está se tornando cada vez mais uma significativa fonte de felicidade como uma reação ao isolamento em plena era de redes sociais.
- Viver, trabalhar e se divertir com maior integração de trabalho, casa, lazer e saúde. As fronteiras entre as atividades da vida estão cada vez mais diluídas. Espaços mais adaptáveis e flexíveis por que as pessoas estão fazendo tudo em toda parte e os espaços de uso único estão se tornando obsoletos. Ambientes equipados para o trabalho remoto em todos os lugares. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
- Amplo uso da tecnologia para o bem-estar
O Bem-Estar está transformando o Mercado Imobiliário
O bem-estar imobiliário é um mercado de US$134 bilhões, crescendo 6,4% ao ano. Ele vem impulsionado pela crescente conscientização sobre a saúde e pelo desejo de levar o bem-estar aos lugares onde passamos a maior parte do nosso tempo. Para manter um estilo de vida mais saudável e com maior bem-estar, as pessoas estão escolhendo viver em lugares projetados para isso.
O preço de venda de empreendimentos imobiliários projetados para o bem-estar aumenta em média 10-25%, mas pode variar amplamente de 5% para 55%.
A tendência iniciou no setor imobiliário de luxo, mas especialistas concordam que em breve esta tendência terá um apelo mais amplo nos outros segmentos do mercado.
De acordo com Yeung, do Global Wellness Institute, a ampla conscientização dos consumidores está "apenas sendo despertada". Dentro de três a cinco anos o mercado intermediário alcançará o segmento de luxo e "virá como um tsunami".
À medida que o mercado global de projetos imobiliários de bem-estar cresce, há um enorme potencial de diferenciação com base nas necessidades do mercado, preferências específicas e características únicas de cada local.
Que tal propiciar uma experiência diferenciada de bem-estar em seus empreendimentos?
Projete seu conceito imobiliário com base em mudanças de comportamento e inovação.
Referências
A wellness expert says *this* is the next big thing
Bem-estar imobiliário: um mercado de US$134 bilhões, crescendo 6,4% ao ano
Build Well to Live Well - Wellness Lifestyle Real Estate and Communities. 2018, Global Wellness Institute.
David Bosshart, Karin Frick, Marta Kwiatkowski and Leonie Thalmann. Wellness 2030 The new techniques of happiness. 2018. Gottlieb Duttweiler Institute
Gensler(2017), Experience Index.
Global Wellness Industry Trend Report. 2018. Welltodo
Global Wellness Economy Monitor. 2018. Global Wellness Institute
Global Wellness Trends Report. 2018. Global Wellness Institute
How the Wellness Movement Will Transform Real Estate
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Wellness Real Estate Has Blossomed into a $134 Billion Industry Worldwide — And It’s Growing Fast.
World’s Top Global Mega Trends To 2025 and Implications to Business, Society and Cultures. Frost & Sullivan
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