top of page
  • adekat

Oportunidades exponenciais

Atualizado: 30 de ago. de 2019

A Era do Gelo, que significou a extinção dos grandes animais de sangue frio, foi a janela de oportunidade que propiciou o florescimento dos mamíferos, mais aptos às mudanças climáticas. Este florescimento culminou no domínio da espécie mais apta à se adaptar às mudanças com rapidez - o HOMO SAPIENS.



Somos relativamente limitados fisicamente se comparados aos outros animais. Temos pouca força, baixa velocidade, visão limitada; não temos carapaças, garras nem dentes afiados. Teríamos tudo neste mundo para sermos devorados pelos animais mais selvagens. Mesmo assim, podemos fazer coisas incríveis, como levantar um automóvel com um macaco hidráulico, voar usando o avião, nos proteger do tempo e de ameaças externas com construções ou cortar com uma faca. E ao invés de sermos devorados, nós é que devoramos outros animais, como por exemplo, num delicioso churrasco.

Na evolução humana aconteceu uma adaptação completamente nova, em que se empregaram ferramentas artificiais que ampliaram a eficiência da ação humana com extraordinários resultados. Desde então o homem não parou mais de superar suas limitações com a sua inventividade, o que se configura em um tipo diferente de evolução - não mais biológica, mas sim, cultural. Essa evolução cultural é, essencialmente, o crescimento e a evolução contínua da criatividade humana, capaz de enxergar o que está acontecendo, imaginar o futuro e planejar a ação antecipadamente.

Assim como a natureza gera variabilidade genética para seleção natural, geramos variabilidade criativa, tornando-nos aptos a enfrentar mudanças com maior velocidade e eficiência.

Com a Era Exponencial, necessitamos novas ferramentas, mais sofisticadas, eficientes e rápidas para enfrentar as mudanças aceleradas.

Por isso criamos a Metodologia Conceitos Criativos que utiliza as mais atuais “ferramentas” da ciência, do design, da tecnologia e do comportamento para enfrentar os novos tempos.

Um mundo em mudança acelerada de tecnologias, comportamentos e estilos de vida é uma fonte inesgotável de oportunidades para EMPRESAS INOVADORAS.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page