top of page
  • adekat

Vantagens do uso de plantas nativas em projetos paisagísticos



Parqvile Figueira da CINQ.

O paisagismo tem por objetivo criar espaços agradáveis e funcionais para as pessoas. Mas, como em tudo que envolve obras, é muito importante levarmos em consideração o impacto ambiental que o projeto pode causar. Uma das formas de minimizar estes impactos é através da utilização de plantas nativas em projetos paisagísticos.


As plantas nativas trazem consigo diversas vantagens que justificam o seu uso em projetos paisagísticos. Uma das principais vantagens é a adaptação das plantas ao clima e solo da região. Essa adaptação torna as plantas mais resistentes a doenças, pragas e condições climáticas adversas. Com isso é mais fácil manter a saúde e a beleza das plantas ao longo do tempo. Além disso, plantas nativas requerem menos cuidados e manutenção, reduzindo os custos com rega, fertilização e controle de pragas.


Uso de Pau Ferro, uma planta nativa da região, no Horto Boulevard Salvador.

Outra vantagem do uso de plantas nativas em projetos paisagísticos é a contribuição para a conservação da biodiversidade local. As plantas nativas já fazem parte daquele ecossistema e, mantendo elas ali, conservamos não só a flora, mas também a fauna da região, minimizando assim os danos ao meio ambiente.


Além disso, vale ressaltar que plantas nativas podem ser tão belas quanto às espécies exóticas. Muitas delas apresentam flores e folhagens exuberantes e coloridas para criar projetos paisagísticos visualmente atraentes. O uso de plantas nativas também contribui para a sustentabilidade da região onde elas foram aplicadas, tendo em vista que estas plantas requerem menos água e fertilizantes do que uma espécie de fora, reduzindo tanto o consumo de recursos naturais quanto os impactos ambientais relacionados à produção e transporte de insumos.


Reserva dos Babaçus, Nova Harmonia em Teresina.

Nós da Takeda Design possuímos projetos paisagísticos executados em 23 estados do Brasil. Cada estado possui um clima e um solo diferente do outro e, por isso, sempre buscamos estudar sobre as plantas nativas locais para, desta maneira, preservarmos a identidade local e causar o mínimo de impacto ambiental na área onde o projeto está sendo aplicado. Promover contato com a natureza, a biofilia e o design biofílico fazem parte do nosso DNA, por isso damos muita importância para a utilização de plantas nativas em nossos projetos, que trazem muitas vantagens em diversos aspectos.

Quer saber mais sobre o uso de plantas nativas em projetos paisagísticos e suas vantagens? Entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!




32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page