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7. Empresas com propósito

Atualizado: 30 de ago. de 2019

Tendências que farão a diferença no Mercado Imobiliário em 2019

Já imaginou ter uma perspectiva capaz cativar, encantar e engajar a si mesmo, colaboradores e clientes com um propósito superior e ao mesmo tempo mais rentável?

Mais do que tecnologias, as grandes realizações humanas se dão quando conseguimos engajar as pessoas em torno de uma ideia mobilizadora que inspira, encanta e dá um norte em meio ao caos. É ela o “POR QUE” da empresa. É a oportunidade de criar o futuro desejado, de construir uma história real e transparente, que traz um benefício efetivo para as pessoas e para o mundo.


Propositadamente Rentável

O poder do consumidor


As pessoas estão cada vez mais desconfiadas com argumentos vazios. O Consumidor é cada vez mais informado e exige mudanças.


O deslocamento do poder

Houve um tempo em que a empresa detinha poder sobre seus clientes. Informava e “educava” seus clientes sobre como suas casas deveriam ser e definia o estilo de vida de seus usuários.

Hoje o consumidor é mais pró-ativo e empoderado pela facilidade de informação e pelas mídias sociais e a nova importância do boca a boca.


A compra é o novo voto

As últimas duas décadas viram uma destruição progressiva da confiança nas instituições. Figuras tradicionais de elite do poder foram desacreditadas.

O sentimento é de que “com o poder de compra é mais fácil fazer com que uma empresa atue nas questões que me interessam do que votar em outro político ineficaz”.

Este é o nascimento da democracia de marca. A compra é o novo voto. E o consumidor está cada vez mais consciente disso.

As empresas estão sendo empurradas para além de seus interesses comerciais tradicionais para se tornarem defensoras de uma sociedade melhor. Esta é a nova relação consumidor-empresa. Estudo da Edelman Earned Brand mostra que o mercado está sendo transformado pela ascensão do comprador orientado por propósito.


Compra motivada por propósito

O consumo é cada vez mais consciente e valores e conceitos são cada vez mais importantes para cativar os mercados. Eles avaliam o que uma marca diz, faz e representa. Eles apóiam empresas cujo propósito de marca se alinha com suas crenças. E rejeitam as que não o fazem, com um em cada cinco indo embora para sempre.







69% dos brasileiros escolhem, trocam, evitam ou boicotam uma marca com base no propósito dela. É o que mostra a pesquisa Earned Brand 2018 - Relatório Brasil.

A compra motivada por convicção é uma tendência crescente a nível mundial e já é a lógica dominante em todas as faixas etárias e de renda.


O engajamento para realização

A pouca confiança nas instituições sociais fez as pessoas se voltarem para um relacionamento crítico: seu próprio empregador.




Dados do 2019 Edelman Trust Barometer apontam para uma relação surpreendentemente entre empregados e empregadores. Os funcionários estão prontos e dispostos a confiar em seus empregadores. Mas a confiança não deve ser considerada um endosso. A confiança é uma aposta de que a organização atenda às expectativas positivas. Não por meio de mais dos “negócios de sempre”, mas por contribuições da organização para a sociedade, seus valores e sua visão para o futuro.

O jovem profissional de hoje quer gostar da função e do dia-a-dia, ver possibilidade de crescimento e enxergar o impacto social do trabalho para se engajar com convicção.


Propositadamente Rentável


Expectativa por liderança das mudanças

Segundo o Trust Barometer, as expectativas para que os CEOs assumam o vácuo de confiança deixado pelo governo aumentaram significativamente:

73% dizem que as empresas podem tomar ações que simultaneamente aumentam os lucros e melhoram as condições econômicas e sociais nas comunidades onde operam.

76% dizem que os CEOs devem assumir a liderança na mudança, em vez de esperar que o governo os imponha. A expectativa de que os CEOs liderem proativamente a mudança atingiram uma alta recorde de 65% em 2017 mais 11% em 2018.

Pesquisa global da Accenture sobre quase 30.000 consumidores em 35 países descobriu que 62% deles querem que as empresas se posicionem em questões atuais e amplamente relevantes, como práticas de sustentabilidade, transparência e emprego justo.

As pessoas acreditam nas empresas como uma força efetiva de mudança. Que podem fazer mais do que o governo para solucionar questões relevantes no mundo.


Oportunidade e Desafio

A confiança é um recurso poderoso para as organizações pois se converte em realidades tangíveis.

Alta confiança é fator de:

- Maior resiliência da empresa

- Melhor desempenho no mercado

- Maior engajamento, produtividade, comprometimento e lealdade dos colaboradores

- Maior lealdade, recomendação e endosso dos clientes

É um ativo fundamental para qualquer organização e, como tal, precisa ser protegida, promovida e gerenciada. Para o sucesso comercial, hoje é essencial um forte senso de propósito, capacidade, confiabilidade e integridade.

A expectativa dos consumidores de que o propósito da empresa se alinhe com seus valores representa um desafio para as empresas. O apelo da população, clientes e colaboradores à liderança dos empresários é uma chamada à ação.

A maioria não está se aproximando do desafio. É uma falta grave que tende a ser paga com desconfiança e perda de mercados. 42% dos consumidores se afastam da marca em frustração. 21% nunca mais volta. Os consumidores não querem mais saber de empresas que empurram vendas. Querem empresas que criam valor e oferecem algo valioso ao mundo.

É uma oportunidade única para os empresários que souberem ler o apelo da sociedade por um mundo melhor. Organizações com propósito claro apresentam maior retenção, tanto de consumidores (75%), quanto de funcionários (4 vezes mais). Representar e efetivamente realizar algo maior, sintoniza a empresa com os consumidores e colaboradores em um nível mais profundo.

É a oportunidade para as empresas demonstrarem capacidade de inovação e agilidade competitiva para criar soluções efetivas para os consumidores e para o mundo e construir relacionamentos diferenciados, autênticos e lucrativos com os clientes.

Propósito é a razão pela qual algo existe. Para as empresas, é a base de toda experiência. É a essência subjacente que a torna relevante e necessária.

Vem fazer a diferença no mundo.

Projete seu conceito imobiliário com base em mudanças de comportamento e inovação.


Referências

2019 Edelman Trust Barometer

2019 Marketing Trends - Nine factors reshaping marketing and how you can stay ahead of them

7 Trends on Purpose in 2018 & Beyond.

81% of Millennials Say Business Success Means Having a Purpose, Even if it Costs Them Money

Earned Brand 2018 - Relatório Brasil

Edelman Earned Brand 2018

Empreendedor que faz a diferença

From me to we: The rise of the purpose-led brand

Looking Forward: The big business strategy trends of the next decade will be driven by purpose over profit

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Top 10 Global Consumer Trends 2019

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