Nos últimos séculos, à medida que avançamos tecnologicamente, a humanidade veio se tornando cada vez mais urbanizada. Nos distanciamos da natureza de uma maneira significativa. Este afastamento tem aumentado conforme os grandes centros urbanos se expandem e a natureza, que antes desempenhava um papel central na vida das pessoas, passou a ser algo cada vez mais distante.
Todavia, os benefícios que o contato com a natureza nos traz são inegáveis e muito importantes para o nosso bem-estar e qualidade de vida. A Biofilia ressalta isso, quando nos diz que os seres humanos têm uma afinidade inata e uma conexão biológica com a natureza.
Com isso em mente a Takeda Design desenvolveu, ao longo dos seus 33 anos de existência, a metodologia do Paisagismo Biofílico, que une princípios da neuroarquitetura, da biofilia e do design biofílico. O objetivo principal é reavaliar o nosso relacionamento com a natureza e redescobrir a importância da biofilia em nossas vidas, tudo isso de uma maneira ágil e assertiva.
O Paisagismo biofílico vai muito além de colocar plantas em um espaço. Ele envolve a incorporação de diversos elementos naturais ou que remetem à natureza, de uma forma significativa e condizente com o contexto no qual o projeto está inserido. Tais elementos podem ser:
Vegetação Abundante: A introdução de vegetação em ambientes internos e externos, como jardins verticais, tetos verdes e árvores urbanas.
Luz Natural: Maximizar a entrada de luz natural nos espaços, criando uma atmosfera mais agradável e reduzindo a dependência da iluminação artificial.
Elementos Aquáticos: Incorporar fontes de água, lagos ou córregos, que não só acrescentam beleza, mas também produzem sons calmantes.
Texturas Naturais: Utilizar materiais naturais, como madeira, pedra e cerâmica, para criar superfícies táteis agradáveis.
Utilização de plantas nativas: Planejar e selecionar com cuidado as plantas utilizadas no projeto, gerando um menor impacto na flora e fauna local e tornando a manutenção do local com um maior custo-benefício.
Vistas para a Natureza: Otimizar as vistas para espaços verdes ou corpos d'água, criando conexões visuais com a natureza.
Incorporar o Paisagismo Biofílico em nossos projetos oferece uma série de benefícios inestimáveis para as pessoas. Ao introduzirmos elementos naturais nos espaços construídos, criamos um ambiente que promove o bem-estar e a qualidade de vida. O contato com a natureza não apenas reduz o estresse, mas também melhora o humor, aumenta a produtividade e contribui para a diminuição da ansiedade e da depressão, entre outros benefícios significativos que impactam positivamente nossas vidas.
A Takeda Design acredita que a aproximação das pessoas com a natureza deve ser uma parte essencial em qualquer projeto. Esta abordagem cria atmosferas que beneficiam tanto o bem-estar de seus ocupantes quanto o meio ambiente como um todo.
No entanto, para implementar o Paisagismo Biofílico de uma maneira eficaz, é necessário muito estudo e experiência em diversos aspectos da área, tendo também que levar em consideração a longo prazo a eficiência energética e a sustentabilidade.
Ao abraçar o paisagismo biofílico, empresas e profissionais do setor têm a oportunidade de moldar um futuro em que as cidades são mais verdes, saudáveis e conectadas com a natureza, melhorando a vida das pessoas e o planeta como um todo.
Quer saber mais sobre o Paisagismo Biofílico? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.
Comments