top of page
  • adekat

Arquitetura e Natureza: Criando um Mundo Melhor


Botanique - Melnick

Conviver em harmonia com a natureza é de suma importância para a humanidade, trazendo consigo vários benefícios que permeiam diversos aspectos de nossas vidas. Desde os primórdios da existência humana, mantemos uma conexão intrínseca com o ambiente natural e foi justamente essa relação que permitiu que evoluíssemos.


Entretanto, com o passar do tempo e com o desenvolvimento de novas tecnologias, gradualmente “domesticamos” a natureza, resultando em um afastamento progressivo dela. Atualmente é inegável que a nossa convivência com o ambiente natural é significativamente menor se comparada a séculos, ou até mesmo décadas atrás.

Central Garden - Celi

É extremamente necessário reintegrar a natureza em nossa vida cotidiana, mesmo em centros urbanos densamente povoados é possível chegar a uma solução através da biofilia.

A essência da biofilia se fundamenta na conexão intrínseca e inata que os seres humanos têm com o mundo natural. Ela abraça a ideia que estamos geneticamente predispostos a buscar e se relacionar com elementos da natureza, seja através da incorporação de elementos naturais em ambientes urbanos, do cultivo, jardins internos, ou da simples contemplação de paisagens serenas.

Colégio Israelita Porto Alegre/RS

Trazer o natural para perto das pessoas, em suas casas, escolas, trabalhos, hospitais, gera diversos benefícios, como por exemplo:

  • Aprimoramento do desempenho cognitivo, abrangendo áreas como atenção, memória e linguagem;

  • Estímulo da criatividade;

  • Redução do estresse e da agitação, culminando em níveis mais baixos do hormônio do estresse, o cortisol;

  • Promoção da saúde mental e consequentemente redução das taxas de doenças psicológicas;

  • Melhorias na saúde, já sendo comprovado que pessoas hospitalizadas melhoram mais rapidamente quando em contato com algum tipo de natureza.

Os pontos mencionados são apenas uma amostra dos diversos motivos pelos quais o contato com a natureza nos ajuda.


Serena - Mosmann

A Takeda Design acredita que restabelecer essa conexão entre ser humano e natureza é vital, sendo um passo crucial para garantir um futuro mais equilibrado, onde a presença de elementos naturais do ambiente atue como um alicerce essencial para uma vida plena e saudável. Por isso, buscamos em nossos projetos utilizar diversas técnicas de design biofílico e neuroarquitetura, para trazer bem-estar, qualidade de vida e tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

Quer saber mais sobre como o design biofílico pode trazer benefícios competitivos para seu empreendimento? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.




28 visualizações0 comentário
bottom of page