top of page
  • adekat

Paisagismo Biofílico em ambientes hospitalares


Hospital Israelita Albert Einstein

Seguindo uma série de artigos que falam dos benefícios do Paisagismo Biofílico em ambientes variados, hoje traremos para vocês todas as vantagens existentes ao aplicar esta metodologia em ambientes hospitalares.


É muito importante destacar que já foi cientificamente comprovado que integrar elementos naturais nesse tipo de local tem impactos significativos que atuam diretamente no bem-estar e na recuperação dos pacientes. Estes elementos vão muito além da vegetação, incluindo também luz natural, vistas para o exterior, ventilação natural, uso de materiais naturais diversos como madeira, água, fogo etc.


Centro de Diabetes Steno Copenhagen

Dentre os benefícios do paisagismo biofílico em ambientes hospitalares, vale a pena destacar:

  • Redução do estresse e ansiedade: é comprovado que o contato com elementos naturais está diretamente associado com a redução do estresse e da ansiedade em pacientes hospitalizados, tornando a recuperação mais amena para o hospitalizado.

  • Melhoria da saúde mental: A saúde mental é um fator determinante na recuperação. Ter vistas para a natureza, luz e ar natural, contato com elementos biofílicos, cria uma atmosfera de tranquilidade que promove diversos benefícios aos pacientes.

  • Melhoria da qualidade do ar: A presença de vegetação torna o ambiente hospitalar mais saudável para todos os ocupantes, pois melhoram muito a qualidade do ar, tornando o local mais agradável para todos.

  • Redução do risco de infecção: Foi comprovado cientificamente que a presença de vegetação pode ajudar, além de purificar o ar, a reduzir a proliferação de micróbios. Tal fator tem um impacto direto na redução do risco de infecção dos pacientes internados.

É importante relembrar, também, como vimos no artigo intitulado “Paisagismo Biofílico em ambientes de trabalho”, publicado na semana passada, onde observamos os benefícios que o paisagismo biofílico traz para as pessoas que trabalham no local onde a técnica é implementada. No caso dos profissionais de saúde, uma profissão que exige muita atenção e dedicação, ter um local de trabalho que ajude a reduzir o estresse, forneça conforto e bem-estar para manter a equipe mais saudável e produtiva, é fundamental.


Hospital da Luz Lisboa

A integração da natureza em ambientes hospitalares é uma tendência em constante crescimento. Um crescente volume de pesquisas têm demonstrado os inúmeros benefícios dessa prática, tanto para pacientes como para profissionais de saúde.


Na Takeda Design, acreditamos firmemente que investir no paisagismo biofílico é crucial para construir um futuro mais saudável. Especificamente nos contextos hospitalares, a promoção de uma melhoria na qualidade de vida e a criação de atmosferas biofílicas não só trazem bem-estar, mas também se traduzem em uma realização que nos enche de orgulho. Este compromisso visa beneficiar pacientes, familiares e profissionais da saúde.


Quer saber mais sobre a metodologia do Paisagismo Biofílico? Entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.





34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page