top of page
  • adekat

Empreendedor que faz a diferença

Nosso cliente Rubens Menin fundador da MRV Engenharia foi escolhido Empreendedor Mundial do Ano 2018. Em cerimônia de premiação realizada pela EY (Ernst & Young) em Monte Carlo, Mônaco, Rubens se tornou o primeiro empresário da América do Sul a ser eleito World Entrepeneur Of The Year.



Rubens, de 62 anos, fundou a MRV, uma construtora e imobiliária em 1979 e a transformou na maior incorporadora imobiliária da América Latina em unidades vendidas e na construtora de moradias de baixa renda do Brasil. Em 2017, a MRV registrou receita operacional líquida de US $ 1,44 bilhões, com lucro líquido de US $ 197 milhões. Esses números representam um crescimento substancial desde que foram listados na B3 [ex-BM & FBOVESPA] em 2007, quando a receita líquida totalizou US $ 105 milhões e o lucro líquido totalizou US $ 13 milhões. A MRV emprega mais de 24.000 pessoas, opera em 150 cidades e construiu cerca de 300.000 propriedades. Nessas cidades, 1 em cada 200 pessoas mora em uma propriedade construída pela MRV.


Jim Nixon, presidente e CEO da Nixon Energy Investments e presidente do painel de jurados da EY World Entrepreneur Of The Year, diz:

“O painel de jurados tem a honra de premiar o título de Rubens este ano e de reconhecer o primeiro EY World Entrepreneur Of the Year da América do Sul. O painel de jurados ficou impressionado com seu espírito inovador e empreendedor e seu propósito de buscar uma sociedade mais justa e igualitária ”.


Rubens Menin, presidente da MRV Engenharia e Participações SA, diz:

“Durante toda a minha vida, busquei o propósito de levar a dignidade da propriedade a pessoas para as quais esse sonho é inatingível. Tenho muito orgulho em ser reconhecido dessa maneira, mas o trabalho não termina aqui. A indústria da construção está bem posicionada para promover um impacto civil positivo. Acredito que o empoderamento econômico não é apenas sobre a geração de riqueza, mas também o desenvolvimento social e o legado da MRV continuará para as próximas gerações ”.


Mark Weinberger, Presidente e CEO da EY Global, diz:

“A visão clara, a determinação e o foco de Rubens ajudaram inúmeras famílias brasileiras a dar o primeiro passo na escada da propriedade. Sua liderança é exemplificada por sua persistência para ter sucesso em um cenário de desafios econômicos nacionais e anos turbulentos para criar o maior provedor de habitação público do Brasil e se tornar o maior incorporador imobiliário da América Latina. Rubens é um vencedor do Empreendedor Mundial do Ano verdadeiramente inspirador”.


Bryan Pearce, EY Global Leader - EY Empreendedor do Ano, diz:

“O sucesso e a paixão de Rubens fazem dele um vencedor exemplar da EY World Entrepreneur Of The Year. Como uma empresa familiar, ele passou a tocha para a próxima geração. Seu filho, sobrinho e filha ajudarão a preservar o notável legado de sua família ao continuar fornecendo moradia para milhões de pessoas no Brasil e além. ”


Sobre Rubens Menin e MRV Engenharia e Participações SA


Rubens reconheceu que, para muitos brasileiros, a casa própria era um sonho inatingível, o que o motivou a abrir sua própria empresa. Em 1979, com apenas 21 anos, fundou a MRV Engenharia e Participações SA com dois sócios. Durante a “favelização” de cidades no Brasil na década de 1970, Rubens viu uma oportunidade de tornar os imóveis mais acessíveis às massas, mudando a construção de casas de uma atividade quase artesanal para uma verdadeira indústria.

Sob a liderança de Rubens, a construtora já entregou mais de 320.000 casas e apartamentos no Brasil até 2017, permitindo que mais de um milhão de pessoas concretizem seu sonho de possuir uma casa própria. Atualmente, a MRV administra um total de 214 canteiros de obras, com uma média de 398 unidades habitacionais por local. Desde 2008, a MRV, com várias outras empresas, faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal do Brasil, e entregou três milhões de casas para brasileiros.


A busca por inovação sempre fez parte da abordagem de Rubens. Por exemplo, a MRV empregou um método de parede de concreto, um sistema de construção econômico, flexível e sustentável. O método permitiu que a MRV reduzisse sua força de trabalho média de 12 para 3,5 trabalhadores, ao mesmo tempo em que construía um prédio de quatro andares com 16 unidades habitacionais em apenas 10 dias úteis. Parte da estratégia da MRV tem sido construir menos unidades nas capitais e mais em cidades de médio porte em todo o Brasil, onde a terra é mais barata e a competição mais fraca. Em 2015, as cidades médias representaram 70% do mercado da MRV.

Ao longo das décadas, Rubens também diversificou suas atividades. Em 1994, fundou o Banco Inter, que em março de 2018 entrou com um pedido junto à Comissão de Valores Mobiliários brasileira para abertura de capital. Em 2008, criou a LOG, empresa especializada no desenvolvimento e locação de imóveis de logística, shoppings, parques de escritórios e lotes comerciais. E em 2012, ele fundou a American Housing Solutions (AHS), uma empresa de habitação de baixa renda nos EUA que fornece acesso a moradias de qualidade para famílias que atualmente gastam mais da metade de sua renda com aluguel. No mesmo ano, Rubens também fundou a URBAMAIS, uma empreiteira que trabalha com famílias para construir loteamentos residenciais sustentáveis de alta qualidade.


Ao longo de seus 38 anos de história, a construtora investiu mais de US $ 302 milhões em infraestrutura urbana, incluindo redes de estradas, esgoto e iluminação, escolas e creches e centros de saúde de vizinhança. A MRV também construiu praças públicas e revitalizou parques. Por meio do Programa Amigo do Clima, a MRV atingiu a meta de 1 milhão de árvores plantadas, extraindo 550 mil toneladas de dióxido de carbono da atmosfera.

Sob a liderança de Rubens, a MRV se tornou uma empresa familiar, onde sua atitude otimista e positiva passou para a próxima geração. Seu filho Rafael é agora co-CEO da empresa junto com seu sobrinho Eduardo Fischer e sua filha Maria é Diretora Jurídica.


Na premiação, Menin subiu ao palco com uma bandeira do Brasil nas mãos e em seu discurso de agradecimento disse:

“A coisa mais importante destes belos dias que passei aqui [durante o evento] foram os empreendedores que conheci. Grandes pessoas. O que mais me impressiona é a forma como todos pensam. Todas as empresas aqui querem mudar o mundo. E somos capazes de fazer isso. Ainda mais agora. Eu acredito muito nisso: precisamos mudar o mundo."

Parabéns Rubens Menin, obrigado por nos engajar em sua honrada jornada, exemplo de inovação, criatividade e sucesso com propósito.

7 visualizações0 comentário
bottom of page