top of page
  • adekat

O Paisagismo e a Consciência Ambiental


Central Garden - Celi

A Takeda Design possui uma grande preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Por isso, nós sempre projetamos espaços com medidas que não sejam nocivas, tornando assim não apenas o local, mas todo o seu entorno, um lugar melhor para se viver.


Uma das coisas que nós estamos mais atentos é em garantir que o terreno do empreendimento tenha o máximo de solo natural possível, a fim de aumentar a taxa de permeabilidade, que nada mais é do que permitir que as águas da chuva sejam absorvidas pelo solo. Tal fator é de extrema importância, uma vez que se trata de uma forma de mitigar os impactos da chuva no local, evitando enchentes e alagamentos na cidade. A relevância desta medida é tão alta que a legislação dos municípios em todo o território nacional exige que uma porcentagem do terreno seja permeável.

Serena - Mosmann

Desta maneira pensamos em diversas soluções em nossos projetos para, além de ter o solo natural e permeável, entregarmos um lugar belo e agradável a todos, como, por exemplo, jardins, aumento da vegetação, gramados etc. Tudo pensado de uma maneira que torne as áreas permeáveis do empreendimento um destaque e usual para seus moradores.


Outra medida que, sempre que possível, temos o costume de utilizar em nossos projetos são as coberturas verdes. Elas atuam positivamente no clima da região e até mesmo da cidade, causando uma diminuição do efeito estufa e das chamadas “ilhas de calor”, além de aumentar as áreas verdes em ambientes urbanos. Porém existem ainda mais vantagens em utilizar coberturas verdes nos empreendimentos como a melhoria da qualidade do ar, melhoria do isolamento térmico, ajuda na drenagem das águas das chuvas, aumento da biodiversidade e o fato de embelezar as edificações.

Harissa - São Benedito

Em nossos projetos paisagísticos buscamos sempre priorizar o uso de plantas nativas e existem diversas vantagens em fazê-lo. Um dos principais ganhos ao se usar as plantas nativas do local é a fácil adaptação ao clima e solo da região, o que torna as plantas mais resistentes a doenças, pragas e condições climáticas adversas. Em termos de custo-benefício esta prática também é vantajosa, pois plantas nativas exigem menos cuidado para sua manutenção, reduzindo custos como de rega, fertilização e controle de pragas. Outro ponto benéfico é a manutenção da biodiversidade local, preservando também a fauna e minimizando os danos ao meio ambiente.

Parque Pontal - SVBPAR

O Design Biofílico é outra prática que está em nosso DNA e é de extrema importância em projetos arquitetônicos e paisagísticos. A biofilia vai muito além do bem-estar dos ocupantes, está diretamente relacionada com a sustentabilidade dos edifícios. Por isso, sempre buscamos utilizar elementos da natureza em nossos projetos e não apenas aqueles que permeiam o senso comum, mas até elementos como luz natural e uma boa circulação de ar são levados em conta na hora de se criar um ambiente.


Parqville Figueira - Cinq

A educação ambiental também está em nossos projetos, através de ambientes projetados para trazer o máximo de interação entre as pessoas e a natureza e uma vida mais sustentável, como, por exemplo, locais com pomares, árvores frutíferas e hortas compartilhadas.


Nós reconhecemos a importância do meio ambiente e da sustentabilidade. Através dos nossos projetos, buscamos não apenas criar espaços belos e funcionais, mas também promover a sustentabilidade e a harmonia com a natureza. Acreditamos que a preservação do meio ambiente é essencial para as gerações futuras, e estamos comprometidos em desenvolver soluções que respeitem e valorizem a biodiversidade, conservação dos recursos naturais e redução do impacto ambiental. Nos dedicamos cada dia para construir um futuro mais verde e sustentável, com a arquitetura e aquilo que é construído em equilíbrio com a natureza.

Botanique Résidence - Melnick

Quer tornar o seu empreendimento mais verde, em harmonia com a natureza e tornar sua cidade um lugar melhor para viver? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.



21 visualizações0 comentário
bottom of page