top of page
  • adekat

PAISAGISMO BIOFÍLICO EM AMBIENTES DE TRABALHO


Atrium Pedra Branca - SC

Biofilia, a tendência humana inata de se conectar com a natureza, seja de forma física, emocional ou espiritual. É como se fôssemos biologicamente programados para apreciar e responder aos elementos da natureza. A ciência já nos provou que ambientes biofílicos estão associados a uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar das pessoas. Isso pode ser em qualquer ambiente, seja ele escolar, hospitalar, na sua casa ou no seu trabalho.


Atrium Pedra Branca - SC

Dito isso, hoje aprofundaremos sobre como um bom paisagismo biofílico pode trazer benefícios dentro de um ambiente de trabalho. No contexto do local de trabalho existem muitas abordagens diferentes que podem ser abordadas para promover um maior contato com a natureza para as pessoas. Isso pode incluir o uso de vegetação, água, luz natural, materiais naturais e vistas para um exterior onde a natureza faz parte da paisagem. Levar a biofilia para dentro de escritórios e empresas têm ganhado cada vez mais popularidade e, essa abordagem do paisagismo, busca integrar a natureza ao ambiente construído, trazendo diversas vantagens tanto para os colaboradores quanto para as empresas em si.


Dentre os benefícios de ter uma atmosfera biofílica no local de trabalho, vale a pena destacar:

  • Redução do estresse

  • Melhoria do humor

  • Aumento da produtividade

  • Redução do absenteísmo

  • Estímulo à criatividade

A redução do estresse é um dos benefícios mais bem documentados dos ambientes biofílicos. Estudos mostraram que estar em contato com a natureza pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol, um hormônio do estresse. Também pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Garden Office - Olhar Caminho das Árvores da Moura Dubeux

Já a melhoria do humor é uma consequência do contato com a natureza, que aumenta os níveis de serotonina, um neurotransmissor associado ao humor positivo. E pode ajudar a reduzir os níveis de depressão e ansiedade.


O aumento da produtividade, por sua vez, vem do fato de que ambientes naturais estimulam a concentração e, consequentemente, tornam as pessoas mais produtivas.


A redução do absenteísmo está diretamente ligada ao fato de que as pessoas que trabalham em ambientes onde o ar é mais puro, contam com luz natural e presença de vegetação, tem menos propensão a faltar ao trabalho por conta de doenças, pois estes ambientes são extremamente benéficos à saúde.

Web Lounge - Arky Cayowaá da Trisul

Por fim, a melhoria da criatividade também é um fator positivo de trabalhar em ambientes onde o paisagismo biofílico é aplicado de maneira adequada. Diversos estudos mostram que estas atmosferas biofílicas aumentam diretamente a criatividade e inovação.


Oferecer aos seus funcionários ambientes biofílicos fortalecem a conexão entre os colaboradores e a empresa. Ao demonstrar preocupação com o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, as organizações podem criar um senso de lealdade e comprometimento.


Não podemos esquecer o impacto positivo que os ambientes biofílicos têm sobre a sustentabilidade. Ao utilizar materiais naturais e promover a eficiência energética, as empresas podem reduzir seu impacto ambiental e contribuir para um futuro mais sustentável.

Atrium Pedra Branca - SC

A Takeda Design acredita que aplicar a metodologia do Paisagismo Biofílico nos locais de trabalho oferece uma variedade de benefícios para a empresa, os colaboradores, e para o mundo em si, pois o futuro e o bem-estar das pessoas está diretamente ligado com a sustentabilidade e a biofilia.


Caso você tenha interesse em saber mais sobre a metodologia do Paisagismo Biofílico, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.




17 visualizações0 comentário
bottom of page