top of page
  • adekat

Paisagismo Biofílico: Transformando ambientes e vidas


Horto Boulevard - Salvador/BA

A biofilia diz respeito à necessidade inata do ser humano de se conectar com a natureza. Ao longo do tempo, várias mudanças, como o desenvolvimento da agricultura, a urbanização, a revolução industrial e o estilo de vida moderno, têm afastado as pessoas de ambientes naturais.


Com isso em mente, gostaríamos de abordar como a presença da natureza pode ter um impacto positivo em nossas vidas, explorando três cenários cotidianos: ambientes escolares, de trabalho e hospitalares.


A incorporação de elementos biofílicos em ambientes escolares oferece uma série de benefícios substanciais para todos que estão naquele ambiente, sejam eles estudantes, professores ou funcionários da escola. Dentre os diversos benefícios, vale a pena destacarmos:


Colégio Israelita - Porto Alegre/RS

  • Melhor desempenho acadêmico: A presença de elementos naturais, como a luz natural, vegetação e materiais orgânicos, tem sido associada a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos. Diversos estudos apontam que estes elementos aumentam a concentração e, consequentemente, a aprendizagem e absorção de conteúdo.

  • Estímulo à criatividade e inovação: Ambientes biofílicos estimulam a criatividade e inovação nos alunos, despertando o que há de melhor em cada um, através do aumento do bem-estar psicológico.

  • Redução do estresse e da ansiedade: um ambiente calmo, que promove a concentração, é fundamental em escolas e locais de estudo. A biofilia contribui muito neste aspecto, pois tem o potencial de reduzir o estresse e ansiedade dos alunos e professores.

Atrium Offices - Pedra Branca/SC

A criação de atmosferas biofílicas em ambientes de trabalho, por sua vez, também traz diversos benefícios tanto para os funcionários quanto para as empresas, dentre os quais vale destacar:

  • Aumento da produtividade: Ambientes de trabalho projetados a partir do paisagismo biofílico têm demonstrado um grande aumento na produtividade dos funcionários. A presença de elementos como luz e ventilação natural, vegetação e materiais orgânicos têm uma influência direta nas pessoas, gerando um estímulo positivo e, consequentemente, uma maior produtividade.

  • Redução da ausência de funcionários: Diversos estudos apontam que empresas que possuem um espaço biofílico tem menos funcionários com faltas frequentes. Pode-se dizer que são dois motivos que causam isto: os benefícios à saúde que vem junto com a biofilia fazem com que os funcionários adoeçam menos e a qualidade de vida e bem-estar promovida por estar em ambientes que proporcionam contato com a natureza.

  • Estímulo a colaboração: Espaços de trabalho biofílicos podem ser projetados para promover a colaboração entre funcionários. Desde áreas de convívio, jardins internos, espaços de relaxamento, tudo isso são elementos que quando dispostos da maneira ideal promovem um melhor trabalho em equipe.

Pontal - Porto Alegre/RS

Ambientes hospitalares também se beneficiam muito de uma atmosfera biofílica. Estudos apontam que uma maior conexão com a natureza pode gerar impactos significativos na recuperação dos pacientes. Dentre os benefícios da biofilia em espaços hospitalares destacamos:

  • Aceleração da recuperação dos pacientes: Um estudo realizado onde pacientes ficavam em ambientes biofílicos, com vistas para a natureza das suas janelas, vegetações, luz e ventilação natural, mostrou um resultado realmente positivo na melhora e recuperação dos pacientes, reduzindo até mesmo o uso de medicamentos.

  • Resistência a infecções: plantas em ambientes hospitalares ajudam a regular a umidade e a purificar o ar. Isso acarreta um ambiente que é menos vulnerável a proliferação de bactérias, reduzindo a propagação de infecções hospitalares.

  • Redução do estresse: A exposição à natureza pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio que está associado ao estresse. Um estudo, publicado na revista Nature, apontou que a exposição a ambientes biofílicos pode reduzir os níveis de cortisol em até 15%, tal fator contribui diretamente na recuperação dos pacientes.

Esses são apenas alguns dos aspectos que fazem parte do nosso cotidiano, nos quais a biofilia desempenha um papel fundamental, muitas vezes passando despercebida aos nossos olhos.


É por isso que, na Takeda Design, acreditamos que promover a conexão com a natureza é essencial para garantir o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida, contribuindo para tornar o mundo um lugar melhor para se viver.


Em todos os espaços que projetamos, aplicamos a metodologia do Paisagismo biofílico, assegurando que independentemente do ambiente que esteja em desenvolvimento, a conexão com a natureza esteja presente, proporcionando todos os benefícios que ela oferece.


Gostaria de aplicar a metodologia do paisagismo biofílico no seu empreendimento? Agende uma consultoria personalizada, será um prazer atendê-lo.





38 visualizações0 comentário
bottom of page