top of page
  • adekat

Paisagismo inclusivo: 60+



Acreditamos que todo projeto de paisagismo deve ser inclusivo. O público 60+, embora seja muito heterogêneo em suas necessidades e a existência de limitações físicas ou não, abrange uma parcela da população que necessita de atenção especial para usufruir dos espaços externos com segurança. A legislação brasileira prevê vários desses cuidados nos projetos e o projeto feito para o público 60+ deverá contemplar esses cuidados e, também, uma série de premissas para realizar um paisagismo verdadeiramente inclusivo. Essa vertente de projeto busca criar espaços externos seguros, acessíveis e atraentes para pessoas com mais idade, levando em consideração todas as suas necessidades específicas como mobilidade limitada, visão reduzida e dificuldades de equilíbrio. O objetivo é criar espaços ao ar livre que sejam agradáveis, seguros e fáceis de usar para os idosos, possibilitando que eles tenham uma vida mais saudável e ativa.


Para atingir este objetivo o paisagismo inclusivo deve ser algo multidisciplinar, envolvendo não só o arquiteto paisagista, mas também os arquitetos de edificações, consultores (as) de acessibilidade e outros profissionais envolvidos no projeto para atender ao maior número possível de necessidades para este público em específico.


Ter acessibilidade é algo fundamental no paisagismo. Os caminhos e as áreas ao ar livre devem ser projetados para que o idoso possa se locomover com segurança e sem grandes dificuldades. É comum incluir rampas, corrimãos, pisos antiderrapantes e uma boa iluminação nessas áreas para torná-la boa para a circulação de pessoas de idade avançada. Diminuir os riscos de queda e de lesão é outro ponto que deve estar presente na mente de quem está criando o projeto, por isso, ter uma superfície bem nivelada, degraus de tamanho adequado são de fundamental importância.


Outro ponto muito importante são as áreas de atividades físicas. Os espaços externos devem incentivar este público a prática destas atividades, como caminhada, por exemplo, mas também a inclusão de equipamentos para exercícios ao ar livre é bem-vindo.

Nós da Takeda Design pensamos que o paisagismo inclusivo para idosos é algo muito importante. Desenhar o espaço externo a fim de tornar a vida destas pessoas (e de todas as outras também) mais segura, agradável e confortável é algo de extrema importância para nós. Com a expectativa de vida se tornando cada vez mais alta, compreender os processos para um bom paisagismo inclusivo é fundamental, promovendo assim o bem-estar e uma boa qualidade de vida para todas as pessoas.

Quer saber mais sobre paisagismo inclusivo para idosos? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page